sexta-feira, 3 de junho de 2011

Debate sobre legalização das drogas chega com força ao Congresso

Fonte: Sul21

Felipe Prestes

Depois de ganhar as ruas com marchas organizadas nas principais capitais do país, o debate sobre a legalização das drogas está chegando com força ao Congresso nacional. Primeiro, a discussão que costumava ser entre juízes vaidosos, policiais com seus cassetetes e a voz dos manifestantes, chegou às salas de cinema, com a produção do filme “Quebrando o Tabu”, de Fernando Grostein Andrade, que defende a descriminalização das drogas com depoimentos de ex-presidentes como Fernando Henrique Cardoso, Jimmy Carter e Bill Clinton. A repercussão do filme alcançou a grande imprensa, culminando com uma reportagem no Fantástico, no último domingo (29). E, dali, reverberou imediatamente no Congresso.

– Creio ser chegado o momento de o Parlamento discutir o assunto numa série de audiências públicas, com especialistas contrários e favoráveis à descriminalização, além de estudarmos os exemplos de outros países para, juntamente com toda a população brasileira, decidirmos o caminho que o Brasil deve adotar com relação à descriminalização – disse o senador Eduardo Suplicy (PT-SP), na tribuna do Senado nesta segunda-feira (30).

Ontem (1), a Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado aprovou requerimento da senadora Ana Amélia Lemos (PP-RS) para convidar o ex-presidente Fernando Henrique a debater o assunto na comissão. A senadora frisou que o requerimento fora feito antes da repercussão do filme, ainda no dia 10 de maio. Por sugestão do senador Cícero Lucena (PSDB-PB), também será convidado a falar na CAS o deputado Paulo Teixeira (PT-SP), que até então vinha sendo uma voz quase solitária na defesa de uma nova legislação para as drogas.

Portugal pode ser modelo


Senador Eduardo Suplicy




O senador Eduardo Suplicy afirma que ainda precisa estudar mais o tema, mas se mostra simpático a mudanças. “A legislação de Portugal, que está embasando os argumentos do deputado Paulo Teixeira, como também os de FHC, me parece de bom senso. Vamos ter que debater melhor o assunto. Ficou estabelecido pelo presidente (da comissão) Jayme Campos (DEM-MT) que vamos ouvir os que são favoráveis e os que são contra”.

O deputado Paulo Teixeira não tem uma proposta fechada para a legalização das drogas, mas diz que as mudanças devem ter dois objetivos principais. O primeiro deles é fazer com que o usuário de drogas não seja tratado na esfera policial. “Se a gente tratar como tema de saúde pública e de educação vai diminuir o problema da nossa juventude com relação às drogas ilícitas”, afirma. O outro eixo é retirar o poder econômico do tráfico. “O Brasil precisa desenvolver estratégias para esvaziar o poder econômico do crime organizado. Esvaziando o poder do tráfico, ele não terá como comprar armas, contratar jovens”, diz.

O parlamentar afirma que há vários países que fizeram alterações na legislação e que devem ser analisados para que o Brasil formule sua própria legislação. Portugal é um deles. “Portugal, ao tirar da esfera criminal, conseguiu resultados muito bons. Diminuiu a violência associada ao uso de drogas, e, inclusive, o uso”.

O site do Coletivo Desentorpecendo a Razão (DAR) traduz texto do portal Time Healthland que mostra que o país ibérico, que descriminalizou a posse de todas as drogas em 2001, conseguiu diminuir o consumo de drogas entre adolescentes e o número de infecções de HIV. Até o número de apreensões de drogas aumentou, uma vez que há um limite para a posse de substâncias. Entre os portugueses adultos, segundo o coletivo, o consumo de drogas aumentou, mas foi um aumento semelhante ao que ocorreu em países proibicionistas no mesmo período. O autor do estudo, um professor de Justiça Criminal do Reino Unido, afirma que a redução dos danos causados pelas drogas em Portugal se deve à realocação dos recursos, da repressão para o tratamento e dissuasão dos usuários.

Paulo Teixeira não se atém a um modelo, mas defende um foco semelhante ao de Portugal. “Temos que erigir um sistema de tratamento, de atenção, importante. Os problemas prosperam quando há ausência. Ausência do estado, ausência de perspectivas”, afirma. Otimista, o parlamentar acredita que o Congresso pode ter uma proposta consensual de uma nova legislação já no ano que vem. “Precisamos convidar os grandes especialistas no tema para formular uma proposta. Espero que consigamos amadurecer uma proposta, chamando a sociedade para discutir, em um período de um ano”.

“Vejo como um debate acadêmico”




O atual dep. federal Fernando Francischini

O deputado Fernando Francischini (PSDB-PR), conhecido como Delegado Francischini, deve ser um dos grandes opositores à legalização das drogas no Congresso. Ex-secretário Antidrogas de Curitiba, ele já conseguiu na Justiça barrar a marcha da maconha por três anos consecutivos na capital paranaense. Apesar disto, diz não temer o debate no Legislativo. “A discussão agora tomou o caminho certo, que é dentro do Congresso Nacional. Com audiências públicas, não com uma marcha a céu aberto, com crianças assistindo, que ainda não têm a capacidade de discernir se querem usar ou não. Eu acho (o debate) muito útil, importante, para eu mostrar meus argumentos. Mostra o contraponto da marcha. A marcha é uma coisa, o debate é outra”, afirma.

Francischini falou ao Sul21 ontem à noite, quando já se preparava para debater o tema com o deputado Chico Alencar (PSOL-RJ) na Rádio Câmara hoje pela manhã. O tucano diz que argumentos como o do ex-presidente FHC são argumentos “acadêmicos”. “Vejo como mais um debate acadêmico. Eu vivi as ruas das drogas. Famílias desestruturadas, filhos presos, gente morta por causa das drogas. Sou totalmente contra a liberação de qualquer droga”.

O tucano diz que concorda em quase tudo com o ex-presidente, que é seu colega de partido, menos com a legalização do uso de drogas. Afirma também que a Justiça brasileira já trata o usuário de forma diferenciada. “A posição do Fernando Henrique é uma posição acadêmica. Quero ter a oportunidade de colocar meus argumentos para ele. Eu concordo com a maioria dos argumentos dele, que não pode penalizar, não pode prender um usuário, que é um problema de saúde pública. A única coisa que eu não concordo com ele é descriminalizar todas as drogas”.

O parlamentar não concorda com os que argumentam que o uso de drogas se expande, mesmo com a proibição. Para Fernando Francischini é possível, sim, combater o tráfico, especialmente nas fronteiras. “O governo federal cortou 40% do orçamento da Polícia Federal. Como é que a gente quer combater o tráfico internacional, cortando 40% das verbas da PF?”, questiona. “A culpa é dos próprios governantes que não investiram no combate ao tráfico”, diz.

Apesar disto, Francischini afirma que o foco não deve ser a repressão, mas a prevenção. “Eu defendo mais verbas para o combate ao tráfico, mas que o foco de tudo seja o trabalho de prevenção. O governo não bota um centavo em prevenção”. O deputado se mostra coerente ao defender também maior rigidez com a venda de bebida alcoólica para menores. E levanta uma questão que mostra a complexidade do debate sobre drogas. Como a matéria-prima de drogas como a cocaína não são produzidas no país, a legalização poderia afetar as relações diplomáticas do Brasil. “Tem plantação de folha de coca no Brasil? Se a gente liberar, vai estar incentivando o crime em outro país. É muita coisa que a gente tem que discutir neste tema das drogas”.



Tags:

5 comentários:

Anônimo disse...

REPATRIANDO PARA JERUSALÉM O POVO DE ISRAEL QUE PERMANECIA EXILADO NA BABILÔNIA, CULTUANDO DEUSES FAJUTOS E PADECENDO SOB O JUGO DE PECADOS INCONSCIENTES: Até o dia 30.09.1985, poucos entendiam o significado disto: (AP.17.5) – BABILÔNIA, A GRANDE, A MÃE DAS MERETRIZES E DAS ABOMINAÇÕES DA TERRA: (IS.16.14) – AGORA, PORÉM, O SENHOR FALA E DIZ: (LE.1.12) – EU, O PREGADOR, VENHO SENDO REI DE ISRAEL EM JERUSALÉM; (JÓ.34.30) – PARA QUE O IMPIO NÃO REINE E NÃO HAJA QUEM ILUDA O POVO: (JR.29.20) – OUVI, POIS. A MINHA PALAVRA, TODOS VÓS, OS QUE ENVIEI DE JERUSALÉM PARA O EXILIO DA BABILÔNIA; (1PE.4.17) – PORQUE A OCASIÃO DE COMEÇAR O JUÍZO PELA CASA DE DEUS É CHEGADA: (LV.17.12) PORTANTO, TENHO DITO AOS FILHOS DE ISRAEL: Agora todo mundo entenderá que os donos da mídia, os gentios, e todos os desalmados que escondem da nossa gente a herança que a Ação do Amor tem legado aos futuros Cristãos, através da Bibliogênese de Israel; JÁ PASSARAM A SER PECADORES CONSCIENTES, pois sabem que perpetuam a ignorância dos descrentes que continuarão na Babilônia praticando o mal da mentira, da idolatria, da injustiça,da imoralidade, dos vícios, da prostituição, dos casamentos ilícitos, do aborto, do adultério, da corrupção, da feitiçaria, da violência, das guerras, e de muitos outros pecados abomináveis; que têm infernizado a vida terrena: Confiai e participai desta Providência Divina:i (LV.18.29) NÃO SUCEDA QUE A TERRA VOS VOMITE, HAVENDO-A VÓS CONTAMINADO, COMO VOMITOU O POVO QUE NELA ESTAVA ANTES DE VÓS: (MT.810) – OUVINDO ISTO ADMIROU-SE JESUS E DISSE AOS QUE O SEGUIAM: (LC.8.45) - ALGUÉM ME TOCOU, PORQUE SENTI QUE DE MIM SAIU PODER: (JB.15.22) - SE EU NÃO VIERA, NEM LHES HOUVERA FALADO, PECADO NÃO TERIAM, MAS AGORA NÃO TEM DESCULPA DO SEU PECADO; (1TS.4.3) – POIS ESTA É A VONTADE DE DEUS: (JB.15.25) – ISTO, PORÉM, É PARA EU QUE CUMPRA A PALAVRA ESCRITA NA SUA LEI: (AP.18.10)– AI! AI! TU, GRANDE CIDADE, BABILÔNIA, TU PODEROSA CIDADE!, POIS, EM UMA HORA, CHEGOU O TEU JUIZO; (2CO.10.7) – OBSERVAI O QUE ESTÁ EVIDENTE, no âmago dessa parábola:
(JR.50.46) – AO ESTRONDO DA TOMADA DE BABILÔNIA, ESTREMECEU A TERRA; E O GRITO SE OUVIU ENTRE AS NAÇÕES:
(São 72 letras e 4 sinais que gritam entre os Seres que já estão despertos):
DEUS TESTOU A GENTE NA VIDA ETERNA DE SÁBIO, E EU TESTO O CORAÇÃO SEM AMOR: ARNALDO RIBEIRO

Anônimo disse...

JESUS CRISTO LIVRA A FAMILIA TERRENA DO MAL DO ABORTO COM O PODER DA FÉ: (ES.57.2) - (LE.6.1) – Há um mal que vi debaixo do sol, e que pesa sobre os homens: (DT.13.11) – E todo o Israel ouvirá e temerá, e não se tornará a praticar maldade como esta no meio de ti; (JR.15.5) – pois quem compadeceria de ti, ó Jerusalém? (LE.5.18) – Eis o que eu vi: (EC.25.26) – Toda a malicia é leve em comparação da malicia da mulher, sobre ela caia a sorte dos pecadores: (ÊX.32.31) - Ora, o povo cometeu grande pecado, fazendo para si deuses de ouro: (SL.57.2) – Clamarei ao Deus Altíssimo, ao Deus que por mim tudo executa: (LM.2.20) – Vê, Senhor, e considera a quem fizeste assim! Hão de as mulheres comer o fruto do seu carinho? Ou se matará no santuário do Senhor, o sacerdote e o profeta? (JÓ.10.18) porque, pois, me tiraste da madre? Ah! Se eu morresse antes que olhos nenhuns me vissem; (JÓ.81.16) – ou, como um aborto oculto, eu não existi ria, como crianças que nunca viram a luz:(JÓ.5.4)–Os seus filhos estão longe do socorro, são espezinhados as portas e não há quem os livre: (LE.8.11) – Visto como não se executa logo a sentença sobre a má obra, o coração dos filhos dos homens está inteiramente disposto a praticar o mal: (HC.2.2) – O Senhor me respondeu e disse: (IS.7.7.) – Isto não subsistirá nem tampouco acontecerá: (ÊX.23.26) – Na tua terra não haverá mulher que aborte, completarei o numero dos teus dias; (1CO.15.45) – pois assim está escrito:(AR.916.64)

(Na pagina 156 da Bibliogênese: São 973 letras e 56 sinais que revelam isto):

Eu sou o Espírito do Senhor Deus, do vosso Pai Eterno, que testei as almas dos filhos de Adão e Eva na minha Lei, e que hoje diz a verdade aos Homens e as Mulheres, na ação de um Santo Profeta que crê, ama, luta e tem falado por mim: Escutai, entendei, amai e lutai; pois haverá bom futuro no Homem que se faz filho do amor, e que se levanta como esse Ser Espiritual iluminado, como o Cristo: Agora existe outro Cristo com o poder do seu Deus, e não haverá mais a malicia do diabo, nem o abominável mal do aborto; porque aqui o Filho do Homem decreta e promulga esta sentença na Santa Lei de Deus: Quem praticar o aborto na obra da criação, cometerá uma loucura e um pecado imperdoável, pois o aborto provocado será considerado como crime de morte na terra do futuro povo Cristão: Então, tanto os homens como as mulheres já passaram a ser pecadores conscientes à luz do saber de Israel, e também não poderão escapar da mão do Senhor, como execu-tores desse crime: Testemunhai que Cristo veio ensinar aos Cristãos como executar as nossas leis e estatutos, e a espiritualizar as almas das crianças, ao ler à si: O Senhor Deus provou aos Homens e às Mulheres que eu existo como o Cristo? E seguireis o nosso Espírito que não morrerá ? (IL.973.56)

Anônimo disse...

O SENHOR VIU A NEFASTA HOMOLOGAÇÃO DE CASAMENTOS GAYS, E, COM ELA , O RECRUDESCIMENTO DA IMORALIDADE NO MUNDO: (JB.6.65) - POR CAUSA DISTO É QUE TENHO DITO: (SL.78.1)- ESCUTAI POVO MEU, A MINHA LEI, PRESTAI OUVIDOS AS PALAVRAS DA MINHA BOCA:
(NE.4.19) – Disse eu aos nobres, aos magistrados, e ao resto do povo: (DT.29.10) – Vós estais hoje perante o Senhor vosso Deus, os cabeças das vossas tribos, e vossos anciãos, todos os Homens de Israel: (LS.6.2/4) – Ouvi, pois, ó reis, e entendei, tomai a instrução ò Juízes de toda a terra, aplicai os ouvidos, vós, que governais os povos, e que gloriais de terdes debaixo de vós muitas nações; porque de Deus vos tem sido dado o poder, e do Altíssimo a força, o qual vos perguntará pelas vossas obras, e esquadrinhará os vossos pensamentos: (2CR.19.6) – Vede o que fazeis, porque não julgais da parte do homem, e sim, da parte do Senhor, e no julgardes Ele está convosco: (CL.3.17)– E tudo o que fizerdes, seja em palavra, seja em ação, fazei-o em nome do Senhor Jesus; dando por ele graças a Deus: (NM.32.23) – Porém, se não fizerdes assim, eis que pecastes contra o Senhor, e sabei que o vosso pecado vos há de achar:
(IS.1.10) – Ouvi a palavra do Senhor, vós, príncipes de Sodoma, prestai ouvidos à lei do nosso Deus, povo de Gomorra; (EC.28.7) – porque a corrupção e a morte estão a cair sobre aqueles que quebrantam os mandamentos do Senhor: (1CO.6.18) – Fugi da impureza: Aquele que pratica a imoralidade peca contra o próprio corpo: (EC.10.32) - Quem justificará ao que peca contra a sua alma? (LC.9.25) – Que aproveita o Homem ganhar o mundo inteiro e vier a perder a sua alma?(TG.4.1)–De onde procedem guerras e contendas que há entre vós? De onde, senão dos prazeres que militam na vossa carne? (MT.26.41) – Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o Espírito na verdade está pronto, mas a carne é fraca: (PV.15.3) – Os olhos do Senhor estão em todo lugar contemplando os maus e os bons: (LC.6.10) – E fitando todos ao redor, disse ao homem: (LV.18.22) – Com homem não te deitarás, como se fosse mulher; é abominação: (1CO.6.9/10) – Ou não sabeis que os injustos não herdarão o reino de Deus? Não vos enganeis: Nem impuros, nem idolatras, nem adúlteros, nem efeminados, nem sodomitas; nem ladrões, nem avarentos, nem bêbados, nem maldizentes, nem roubadores herdarão o reino de Deus:

Fernando Beserra disse...

Eita porra!

rs

Dá para dizer o que queres dizer mais diretamente?

Ora, até onde entendo de cristianismo, desde o momento que o Ruah eloim faz parte e é acessível a humanidade, todos tem contato direto e imediato com Deus, e, portanto, o modo privilegiado de verdade, deixa de ser as escrituras, tantas vezes falsíficadas por mãos humanas, para ser o contato imediato com a realidade transcendente ou transpessoal.

Sabemos que exercícios de exegese e hermeneutica são tão caros aos teólogos que seria ridículo confiscar a verdade através de passagens fragmentadas e que servem a não sei o que. - Recomendo: "Resposta a Jó"

Se queres, expressa tua opinião. O espaço é livre para isso.

Agora, me diga, JB é o que, Jornal do Brasil?

Abraços,

Arnaldo Ribeiro disse...

D I V I N A C O N V O C A Ç Ã O
(MC.12.10) AINDA NAO LESTES ESTA ESCRITURA:(SL.108.7) DISSE DEUS NA SUA SANTIDADE: (ÊX.4.22) ISRAEL É MEU FILHO, MEU PRIMOGÊNITO; (IS.49.3) POR QUEM HEI DE SER GLORIFICADO: (IS.30.12) PELO QUE ASSIM DIZ O SANTO DE ISRAEL:
Todo Cristão desperto deve ingressar no ciclo da Nova Ordem Mundial, que chega com a criação do Reino de Deus na terra:
(MT.25.34) VINDE, BENDITOS DE MEU PAI! ENTRAI NA POSSE DO REINO QUE VOS ESTÁ PREPARADO DESDE A FUNDAÇÃO DO MUNDO: (JB.6.27) TRABALHAI, NÃO PELA COMIDA QUE PERECE, MAS PELA QUE SUBSISTE PARA A VIDA ETERNA, A QUAL O FILHO DO HOMEM VOS DARÁ; PORQUE DEUS, O PAI, O CONFIRMOU COM O SEU AMOR: (IS.42.21) FOI DO AGRADO DO SENHOR, POR AMOR DA SUA PRÓPRIA JUSTIÇA, ENGRANDECER A LEI E FAZE-LA GLORIOSA; (LC.12.32) PORQUE O VOSSO PAI SE AGRADOU EM DAR-VOS O SEU REINO; (1CO.15.45) POIS ASSIM ESTÁ ESCRITO: (JB.14.17) O ESPIRITO DA VERDADE, QUE O MUNDO NÃO PODE RECEBER, PORQUE NAO NO VÊ, NEM O CONHECE; VÓS O CONHECEIS, PORQUE ELE HABITA CONVOSVO E ESTARÁ EM VÓS; (PV.1.4) PARA DAR AOS SIMPLES PRUDÊNCIA, E AOS JOVENS CONHECIMENTO E BOM SISO; (1PE.4.17) PORQUE A OCASIÃO DE COMEÇAR O JUIZO PELA CASA DE DEUS É CHEGADA:
(RM.13.11) E DIGO ISTO A Vós OUTROS QUE CONHECEIS O TEMPO, QUE JÁ É HORA DE VOS DESPERTARDES DO SONO; (2PE.3.4) PORQUE, DESDE QUE OS PAIS DORMIRAM, TODAS AS COUSAS PERMANECIAM COMO DESDE O PRINCIPIO DA CRIAÇÃO: (HB.5.11) A ESSE RESPEITO TEMOS MUITAS COUSAS QUE DIZER E DIFICIL DE EXPLICAR; PORQUANTO VÓS TENDES TORNADO TARDIOS EM OUVIR: (LC.16.9) E EU VOS RECOMENDO: Estudai e praticai os fundamentos cristãos, que temos divulgado através da internet, em particular no blog de Arnaldo Ribeiro ou Israel e no Site: arnaldoouisrael: (TB.5.21) FAZEI BOA JORNADA, E DEUS SEJA CONVOSCO NO VOSSO CAMINHO, E O SEU ANJO VÁ EM VOSSA COMPANHIA:

Postar um comentário