segunda-feira, 19 de julho de 2010

AIDS: Número de casos entre toxicodependentes diminuiu

Após o importante post do LUPA sobre o LSD, recentemente diminuiram os posts sobre enteogenos no blog. Isso se deve em parte a dificuldade de tempo dos participantes do blog de estarem sempre atualizando o seu conteúdo. Os posts sobre política de droga muitas vezes são posts que considero importantes, tantas vezes copiados de blogs conhecidos e linkados aqui no enteogenico.

Este, especialemente, é um da área em que estou trabalhando atualmente, com paciente com VIH ou SIDA. Trata da realidade Portugual, aqui no Brasil não estou com os dados, mas certamente devem ser bem diferentes, pelo que tenho observado na minha prática profissional.

Convido os leitores do blog a enviarem textos para o email: fernando.beserra@hotmail.com para que possamos criar uma rede de textos sobre enteógenos ou enteodélicos.


AIDS: Número de casos entre toxicodependentes diminuiu

Publicado em 17/07/2010.

Nossa fonte: psicotrópicus

O decréscimo de novos casos de Sida entre os toxicodependentes verificado nos últimos anos é, para o presidente do Instituto da Droga e da Toxicodependência (IDT), elucidativo do esforço feito em prevenção em Portugal.

A perda do peso relativo deste grupo [utilizadores de droga injetável] no contexto geral dos números da SIDA é elucidativo do esforço na prevenção – que é um misto entre a prevenção e as políticas de redução de danos, afirmou João Goulão, sublinhando que passa muito pela informação, mas também por medidas como a troca de seringas e a introdução das terapêuticas de manutenção - nomeadamente metadona - entre os toxicodependentes.

João Goulão, que é também presidente do Observatório Europeu da Droga e da Toxicodependência, participa na quinta-feira num dos painéis da XVIII Conferência Internacional sobre Sida, que decorre em Viena, Áustria, sob o tema Direitos Aqui e Agora, a partir de domingo. No painel "Líderes contra a criminalização: do trabalho sexual, da sodomia, do uso ou posse de drogas e da transmissão do HIV", João Goulão vai falar sobretudo da situação em Portugal sobre o consumo de drogas e uma das consequências mais visíveis na nossa sociedade, que foi a transmissão do VIH, relacionando com a decisão de descriminalizar o consumo e a posse para consumo de drogas em 2001.

O número de infetados com o vírus da Sida em Portugal é ainda bastante elevado no contexto europeu, no entanto, têm sido feitos progressos muito significativos nos últimos anos no que diz respeito à transmissão do VIH entre utilizadores de droga injetável.

LEIA NA ÍNTEGRA: Diário Digital


0 comentários:

Postar um comentário