terça-feira, 26 de outubro de 2010

Cartão de Direitos dos Usuários - lançamento quarta-feira - amanhã!

domingo, 24 de outubro de 2010

Integra do debate sobre a cannabis realizada pela Folha

Vale a pena ver. Um longo debate envolvendo o proibicionista Ronaldo Laranjeiro e os antiproibicionistas Sidarta Ribeiro e Maria Lucia Karam.

Clica Aqui

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Propostição 19, Legalização da Cannabis e Outras conversas

O blog ultimamente tem andado bem pouco atualizado. Isso se deve a motivos vários, especialmente trabalhistas. Infelizmente outro site que dá aborda a temática "Enteógenos" está sem atualizações (o Enteógenos.org) diminuindo a rede de sites ativos sobre a temática na rede brazuca. De qualquer forma, esperando uma melhora futura, ainda esperamos colaboradores. Os posts no Hempadão na coluna Portas da Percepção irão continuar regularmente (semanalmente). Enquanto isso vamos com uma notícia publicada no Coletivo Desentorpecendo a Razão. Enquanto isso no Hempadão vale a pena conferir a cobertura do show - e retorno - da famosa banda Planet Hemp.

http://veja.abril.com.br/noticia/internacional/california-vai-votar-a-liberacao-da-maconha

Estados Unidos

Califórnia vai votar a liberação da maconha

Proposição 19 legaliza uso e cultivo para fins pessoais e recreativos

BBC
Ativistas promovem evento a favor da Proposição 19, que legaliza o uso e cultivo de maconha na Califórnia

Ativistas promovem evento a favor da Proposição 19, que legaliza o uso e cultivo de maconha na Califórnia (Justin Sullivan/Getty) 

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Novo livro de Henrique Carneiro


Nesta terça a noite, o historiador antiproibicionista Henrique Carneiro lança seu novo livro em São Paulo (convite para o evento aqui).

‘A abstinência também é um excesso’

Marina Lemle , Comunidade Segura
ENTREVISTA / Henrique Carneiro
henrique_carneiro.jpgO ideal de uma sociedade abstêmia de bebidas alcoólicas e outras substâncias psicoativas não é só irrealizável como indesejável, já que pressupõe uma tutela estatal sobre o direito de livre escolha, os estilos de vida e as práticas corporais.

A afirmação é do professor de História Moderna da USP, Henrique Carneiro, autor de “Bebida, abstinência e temperança na história antiga e moderna”, da Editora Senac – São Paulo, que será lançado dia 19 de outubro, na Livraria da Vila, em São Paulo.

No livro, assim como nesta entrevista ao Comunidade Segura, Carneiro aborda o significado da bebida, seus efeitos, sua relação com o divino e com a história das sociedades e discute a questão da abstinência, do excesso e da temperança, que resultaram na procura de um ponto de equilíbrio e moderação por meio de normas, regras, leis, pedagogias e etiquetas sobre como beber adequadamente.

Doutor em História Social e membro do Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre Psicoativos (Neip), Carneiro também é autor da “Pequena enciclopédia da história das drogas e bebidas e de Comida e Sociedade: uma história da alimentação”, da editora Campus, e de “Filtros, mezinhas e triacas: as drogas no mundo moderno”, ”A Igreja, a medicina e o amor: prédicas moralistas da época moderna em Portugal e no Brasil”, “Amores e sonhos da flora” e “Afrodisíacos e alucinógenos na botânica e na farmácia”, todos da Xamã Editora. Junto com o historiador Renato Pinto Venancio, ele é organizador de “Álcool e Drogas na História do Brasil”, da editora Amameda, e com Beatriz Caiuby Labate, Sandra Goulart, Maurício Fiore e Edward MacRae – seus colegas pesquisadores do Neip – de “Drogas e Cultura: Novas Perspectivas”, da Edufba.

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Comissão sobre Drogas e Democracia deve ser Internacionalizada em 2011


Fonte: Psicotrópicus

fhcA Comissão Latino-Americana sobre Drogas e Democracia deve se transformar em uma organização global em 2011. A comissão foi fundada pelos ex-presidentes Fernando Henrique Cardoso (Brasil), César Gaviria (Colômbia) e Ernesto Zedillo (México) com o objetivo de avaliar a eficácia e impacto das políticas de combate às drogas na região

César Gavira afirmou que a nova comissão contará com a participação de líderes americanos, europeus e asiáticos, mas preferiu não citar nomes. Além da formação de um novo grupo, o tema também será debatido no Fórum Econômico Mundial de Davos. 

No trabalho realizado na América Latina a comissão concluiu que as políticas repressivas de combate às drogas fracassaram. Entre as medidas propostas está a descriminalização do porte de maconha para uso pessoal e tratamento do uso de drogas com um problema de saúde pública, retirando o usuário da esfera criminal. 

O escritor mexicano Carlos Fuentes, que também integra a comissão, disse em entrevista ao jornal Estado de São Paulo que a organização passará a contar com membros de outros continentes. "A iniciativa na América Latina foi o primeiro passo. Mas precisamos agora um envolvimento global, já que a questão é ver como lidar com os países importadores da droga", disse Fuentes. 

Entre os debates previstos está a proposta de descriminalização da maconha para uso pessoal. Para isso, a comissão deve contar com relatórios médicos e uma análise individual sobre a cultura das drogas em cada país. Outra proposta é a de reduzir o consumo de drogas através de campanhas de prevenção.

sábado, 9 de outubro de 2010

Palestra 17-10-10, 15hs: Psicologia na Floresta - seus Símbolos e Mitos


 
Palestra: Psicologia na Floresta- seus Símbolos e Mitos.
Philippe Bandeira de Mello.
Domingo, 17 de Outubro, 2010, 15hs
Arca da Montanha Azul
Rua Alice 1447 casa 101 - Laranjeiras - RJ
Contribuição: R$25
Contribuição inclui: Palestra e Shows: Banda da Arca, Nena Natal. 
Lanche vegetariano e integral à parte.

-----
Philippe Bandeira de Mello é Psicólogo Junguiano e Transpessoal, possuindo formação em Terapia de Vidas Passsadas com Roger Woolger. Foi Diretor Técnico e Supervisor da Casa das Palmeiras, clínica psiquiátrica fundada pela Dra Nise da Silveira. Espiritualista, foi fundador e orientador da Barquinha no Rio de Janeiro. Também fundou e orienta atualmente o Círculo Holístico Arca da Montanha Azul - Espaço Ecumênico de investigação, diálogo e convívio entre diferentes Tradições Sagradas.

-----

"Psicologia na Floresta- seus Símbolos e Mitos"

Não nos admiremos do fato de que, quando vamos estudar os sonhos, contos, mitos e as lendas folclóricas, nos deparamos uma equação constante de a Floresta representar o imenso manancial de potencialidades latentes escondidos por detrás de nossa realidade psicológica e imaginária.

Mais uma vez, percebemos que a maneira como vamos interpretar tais experiências tem repercussões incalculáveis nas práticas clínicas e pedagógicas, que são derivadas de uma limitada visão da psique. Ao ampliarmos nossa visão, teremos novas chances de aprimorar nossas práticas e as políticas públicas dela derivadas.

“Eis aquilo em que creio: que eu sou eu. Que minha alma é uma floresta sombria. Que o que eu conheço é apenas uma pequena clareira na floresta." D. H. Lawrence

terça-feira, 5 de outubro de 2010

DROGAS ANCESTRAIS

 Amanha, 06 de outubro de 2010 no National Geographic Channel será apresentado um programa sobre "drogas ancestrais". Ficamos na esperança de ser bom. Aqui está o link para ver os outros dias que o programa passará. Eu verei e vou ver se depois consigo postar algo sobre o programa. Abaixo vai uma introdução do próprio National.

A ayahuasca, o peyote e a cannabis são plantas usadas pelos antigos pajés para expandir a consciência e vivenciar o divino. Consideradas outrora um regalo da natureza, elas atualmente são vistas como uma perigosa viagem ao oculto e proibido... uma viagem que muitos poucos se atrevem a fazer. Na Argentina, um grupo de pessoas resolve integrar um ritual das culturas milenares da Amazônia que consiste em tomar ayahuasca. Dirigidos por um psicólogo que estuda tais tradições, elas estão dispostas a participar de uma cerimônia de autoconhecimento única. Um dos jovens do grupo espera, inclusive, encontrar na ayahuasca uma ajuda para curar seus vícios. Contudo, eles sabem que na experiência alucinatória também podem vivenciar a dor e a angústia. Beber esta misteriosa infusão é abrir uma porta para o desconhecido. No México, o auxiliar de um pajé revive o ritual mais sagrado dos antigos huicholes: uma cerimônia coletiva para ingerir peyote. O grupo que participa deste ritual tradicional deseja viver uma experiência extraordinária de expansão da percepção. Mas podem surgir problemas: nesta ocasião, haverá um jovem inexperiente que comerá peyote pela primeira vez. Na Argentina, um jovem tem dores terríveis por causa de um problema no rim que provoca tumores na região pélvica. A única maneira encontrada para aliviar seu sofrimento pode levá-lo a um duro confronto com toda a sociedade: ele se trata com maconha, que colhe de uma plantação em sua própria casa. As ancestrais plantas sagradas continuam entre nós. Que riscos seríamos capazes de enfrentar para ampliar nossa percepção? Onde estaríamos dispostos a chegar para atingir a iluminação? A única forma de saber a resposta é ultrapassar as barreiras do tabu.