sábado, 26 de fevereiro de 2011

Amanhã: Bloco de Carnaval Pró Legalização: Planta na Mente

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Poluição causa mais infarto que cocaina! É mole ou quer mais??

Opinião:

Não há dúvidas de que o cloridrato de cocaína é uma das substâncias psicoativas que causou muitos agravos a saúde pessoal de seus consumidores desde seu isolamento da coca. O uso da cocaína, além de um fácil agente "indutor" de dependência - a qual devemos considerar múltiplos fatores para que ocorra - pode causar muitos agravos a saúde se usada indevidamente. Estamos muito longe, aqui, evidentemente, da enteogenia.

Por outro lado, estamos muito próximos a política de drogas e da política ambiental, ao pensarmos sobre este estudo e ele revela, mais do que tudo, a nossa hipocrisia. Embora governos gastem fortunas no combate a cocaína, ninguém se atreve a enfrentar de frente o problema da poluição, com implicações econômicas muito grandes.

E o que diabos vale mais? Vale mais para os políticos corruptos entrar numa guerra justificada pela mídia retrógrada, defensora das grandes empresas, do que questionar os nossos maiores problemas, como o iminente fracasso de nossas políticas ambientais para gerar uma real mudança na organização de nossos recursos, isto é, para criar um modelo de sociedade realmente sustentável.

--

Estudo mostra que ar poluído das grandes cidades é um dos maiores gatilhos para ataques cardíacos

Conclusão é de uma revisão de 36 pesquisas envolvendo cerca de 700 mil pessoas expostas aos riscos

MARIANA VERSOLATO

DE SÃO PAULO

Respirar ar poluído causa mais ataques cardíacos que usar cocaína, segundo revisão de estudos envolvendo 700 mil pessoas, publicada ontem no “Lancet”.

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Maconha com fins medicinais dada e menino de 2 anos com câncer no cérebro


Fonte: O GLOBO Do G1, em São Paulo
O norte-americano Cash Hyde, com apenas dois anos e seis meses de idade, é uma das pessoas mais jovens no mundo a receber comida misturada com maconha para fins medicinais. Ele passou por uma cirurgia para retirar um câncer no cérebro e passa atualmente por tratamento para evitar que o tumor retorne.
Somente no estado norte-americano de Montana, 51 pessoas abaixo dos 18 anos usam a droga para fins medicinais. Nos Estados Unidos, 28 mil pacientes estão recebendo maconha como parte de tratamento médico, sejam eles adultos ou não.
Segundo os pais de Cash, a maconha ajudou o garoto a suportar os efeitos da quimioterapia, fazendo Cash ter mais apetite e dormir melhor. Antes de iniciar o tratamento com a droga, o menino chegou a passar 40 dias sem comer, chegando ao ponto de não conseguir mais erguer a própria cabeça. Ele sobrevivia com nutrientes injetados diretamente na circulação.
As informações são do portal "KTLA News".

Assine a Petição pelo Bloco Planta na Mente - chega de censura!

ASSINE AQUI

Parte da petição:

O Bloco Planta na Mente, tempestivamente, protocolou uma petição preenchendo todas as exigências estabelecidas pela Riotur, dentro do prazo formal. Após dois meses, a Prefeitura informou que o trajeto e o horário deveriam ser mudados e as novas condições seriam resolvidas na Administração Regional. O representante do bloco f...oi à regional que devolveu o problema para a Riotur.



Nessas idas e vindas, o representante do bloco levou à Riotur a impressão que estava passando para os integrantes, que tomam as decisões do bloco de forma democrática, através de redes sociais na internet: o bloco estaria sendo CENSURADO em razão da defesa da descriminalização e legalização da maconha no Brasil e no mundo.



Por essa razão gostaríamos de consignar que a cidadania, o pluralismo político e a democracia direta são fundamentos da República, insculpidos no primeiro artigo da Carta Política do Brasil.


Assina ai! Contribua para a democracia

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Alquimia: da Manga à Rosa.

Por: Carlos
JardimEnteogeno.com


Comer uma manga (Manguifera indica) bem madura cerca de 30 minutos antes de fumar um baseado aumenta drasticamente os efeitos dos cannabinoides, tanto em potência quanto em duração.

Isso mesmo, não estou brincando, nem é lenda, mas fato científico.

Tal fenômeno ocorre porque mangas maduras (entre outras plantas) são ricas num óleo essencial aromático (e psicoativo) chamado Mirceno, que tem a capacidade de atravessar facilmente o córtex cerebral e tem grande afinidade com cannabinoides, levando-os consigo através dos caminhos fisiológicos. Ele é o responsável pelo aroma acentuado destas frutas e de várias plantas aromáticas, ele tem grande longevidade no organismo e sua afinidade cannabinoica funciona para quaisquer moléculas com alguma similaridade.

Mirceno, ou ß-mirceno, é um composto orgânico oleofínico natural classificado como um monoterpeno. Terpenos são dímeros do isopreno. Outro exemplo de terpenos psicoativos são aqueles encontrados Salvia divinorum, as "salvinorinas", que são diterpenos extremamente potentes que também possuem a mesma afinidade fisiológica do Mirceno.

Ele é ainda produzido em larga escala de forma semi-sintética, geralmente a partir de plantas do gênero Myrcia, sendo uma espécie de fixador, além de componente chave para a síntese de várias fragrâncias.

As Mangas que concentram a maior quantidade de Mirceno, quando maduras, são as variedades Cavalo, Rosa, Espada e Paulista (Andrade, E. H. A.; Maia, J. G. S.; Zoghbi, M. G. B.; J. Food Comp. Anal. 2000, 13, 27.)

Também encontra-se Mirceno em quantidades consideráveis no Capim Sidreira (Cymbopogon citratus), na Erva Cidreira (Lippia alba) e no Loureiro ou Louro (Laurus nobilis), planta que "fazia a cabeça" dos antigos gregos em forma de ornamentos do tipo "coroas", ainda hoje referenciadas como símbolo olímpico.



Ironia:

É preciso cuidado com esta notícia, ou "Manga, a nova maconha..." poderá ser a manchete dos principais e "mais menos confiáveis" jornais do país...

Além disso, se tal notícia chega ao FDA (aquele órgão norte-americano de proteção à saúde financeira dos megalaboratórios, e do qual a Anvisa "copia e cola" os textos depois de passar no Google Translator), é capaz de incluírem a deliciosa fruta em suas listas proibitivas de plantas demonizadas, tendo em vista seu potencial de aumentar os efeitos dos cannabinoides e diminuir a credibilidade das autoridades, além de esta ser uma grande forma de atacar a economia de países subdesenvolvidos como a Índia, local de origem da manga (e também da maconha), que atualmente exporta cerca de 12 milhões de toneladas anuais da fruta, equivalente a mais de 50% do comércio mundial, seguida da China, inimiga íntima do Tio San e responsável por 10% deste mercado bilionário.

No Brasil a manga vem apresentando as maiores taxas de crescimento entre as frutas exportadas, mas ainda ocupamos apenas o 9° lugar, com modestas 823 mil toneladas anuais, que não daria pra fazera a cabeça nem sequer dos brasileiros.

A perspectiva é de aumento dessa participação, caso não haja nenhuma onda de histeria em massa por causa desta "notícia bongbástica" que associa manga com maconha, afinal, é isso o que a mídia mainstream faz quando deseja "queimar o filme" de algum vegetal inocente e não tem argumentos pra isso, a exemplo do que ocorreu com e continua ocorrendo com a Salvia.

O pior de tudo é que vai ser MUITO DIFÍCIL manter um pé de Manga dentro de casa sem dar na vista "dus omi", a menos que seja a manga-rosa, planta que não dá mangas, mas dá uma boa lombra (sombra, em italiano)... ;-)


Bon Appétit!

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Dica do Enteogenico II

O blog Avisos Psicodélico faz parte nos nosso links psicoativos aqui do Enteogenico. Mas não é sem data lembrar os leitores de seu excelente e atualizado conteúdo.

Na última postagem são colocadas ao menu do freguês finas iguarias da cultura psicodélica, isto é, excelentes livros de Huxley, Jung, Alvaro Estrada, Hofmann, Grof, Capra, etc.

Fica a dica.

Basta clicar AQUI

sábado, 19 de fevereiro de 2011

Dica do Enteogenico

Vamos a mais uma dica de site. Hoje para os amantes e/ou estudiosos da cultura canábica.

O site se chama "A Folha". Se trata de uma publicação portuguesa e, na última revista, ainda podemos ler uma matéria sobre a Salvia Divinorum.

Vou estar conferindo a matéria e postando ela aqui (caso consiga), senão já fica a dica!

Bob Marley vira herói nacional na Jamaica

Fonte: Hempadão

A mais importante condecoração honrosa da Jamaica está prestes a ser entregue a quem? Ele que colou a ilha no mapa! Demorou até, não? Apenas 7 pessoas possuem essa honra, um deles Marcus Garvey, já nosso conhecido de outros Rastafóruns. Bob já possuia a Ondem ao Mérito Jamaicana, o que lhe dava o título de: Honorável Robert Nesta Marley, OM.

O grande reconhecimento demorou um pouco a chegar. Se vivo, Bob teria completado 66 anos dia 06 de fevereiro deste ano. Aqui no Hempadão o Rei do Reggae tem um editoria semanal, mas mais do que isso: acompanhamos um pouco de sua herança, tanto por parte do músico Ziggy Marley quanto por Cedella, que é figurinista e acabou de se associar à Puma para desenhar os uniformes da Jamaica para as olimpíadas de 2012.

A responsabilidade é grande: já que ela vai vestir o o homem mais rápido do mundo, três vezes medalhista de ouro, o mito: Usain Bolt. A filha do Rei demonstra emoção e afeto com o trabalho: “Nem sequer é um sonho feito realidade porque nunca sonhei que isto fosse possível. Eu fiz atletismo quando estava no colégio, na Jamaica, e ainda sou muito fã do Atletismo jamaicano; então ter a responsabilidade de criar estes uniformes para nossos esportistas é incrível. Admiro o que a PUMA está fazendo na Jamaica durante estes anos e a família Marley tem essa mesma filosofia de retribuir. Acho que esta aliança será legendaria”, disse Cedella.

E para quem tem dúvidas do talento dessa prole, seguem fotos da profissão da filha do Rei, que agora é nada mais nada menos que Herói Nacional. Nada mal, não? Mais longe do que Marley na música, só Bolt nas pistas. Tá aí, mais dois maconheiros de respeito, ou seriam 3, Cedella?

Quem é Cedella? – Informações e fotos Brasil Puma!

“Cedella Marley começou a desenhar roupa quando estava em um tour junto a Ziggy Marley e Melody Makers, uma banda composta por seus irmãos e irmãs. Sua marca de desenho,Catch A Fire, chamada assim em comemoração ao primeiro disco de seu pai, debutou em 2001 com um fino estilo boêmio, com fortes cores e estampados. Suas coleções estão à venda nas mais conhecidas lojas de departamento dos Estados Unidos. Além do desenho, Cedella é autora de livros infantis e CEO da Tuff Gong International—o selo discográfico fundado por seu pai em 1965. Também é Diretora da Marley and Company, a empresa que administra a imagen de Bob Marley e seus direitos de autor. Uma mulher eternamente filantrópica, Marley atualmente dirige as operações da Fundación Bob Marley e 1Love.org, a qual se une à filosofia da PUMA de retribuição.”

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Artigo Enteogenico no Concurso do Forum do Plantas Enteógenas

Um artigo que escrevi intituilado "Uso contemporâneo do Badoh Negro: uma visão junguiana", baseado em minha monografia para conclusão da pós graduação em Teoria e Prática Junguiana, se encontra no Forum do Plantas Enteógenas (PE).

O Forum PE, excelêcia em termos de materiais sobre enteógenos, está realizando um concurso de artigos sobre enteógenos e reuniu excelente material. O "Enteogenico" não poderia ficar de fora. Por isso convido todos vocês a lerem o artigo e participarem da votação que ocorre no forum. Para votar basta ter uma conta no Forum.

O link do ARTIGO está aí.

Para citação:

BESERRA, Fernando Rocha et BEZERRA, Carla Maria Portella Dias. Uso contemporâneo do badoh negro: uma visão junguiana. Rio de Janeiro: RJ, 2011.

E para votação AQUI

Valeu!

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Entrevista com a historiadora Isabela Oliveira sobre o chá de ayahuasca e a Igreja do Santo Daime.


Entrevista com a historiadora Isabela Oliveira sobre o chá de ayahuasca e a Igreja do Santo Daime.
Adriano Belisário

Isabela Oliveira completou seu doutorado em História pela Universida de Brasília com a tese "Santo Daime: um sacramento vivo, uma religião em formação". Nesta entrevista, a pesquisadora fala sobre a origem do culto do Santo Daime, suas influências e as mortes associadas ao uso de ayahuasca. Confira aqui a matéria completa sobre a regulamentação da bebida.


RHBN - Como o fundador do Santo Daime, Raimundo Irineu, é visto pela História? O que se sabe sobre sua biografia e legado?

Isabela - Raimundo Irineu Serra nasceu no Maranhão no ano de 1890. Sobre a sua infância e juventude sabemos muito pouco. Apenas que sua família era muito pobre, cristã, provavelmente descendente de escravos - já que ele era negro -, que trabalhavam com a extração do óleo de babaçu e participavam, em seu cotidiano, de diferentes práticas culturais maranhenses, entre as quais destacam-se o Tambor de Crioula, a Festa do Divino Espírito Santo e a Festa de São Gonçalo.

No início do século XX, o Sr. Irineu se mudou para o Acre dentro do fluxo migratório dos nordestinos para a Amazônia por ocasião da exploração em larga escala do látex.Chegando ao Acre, ele passou, então, a trabalhar como seringueiro e posteriormente integrou a Comissão de Demarcação de Limites que naquele momento instituía as fronteiras entre o Brasil, o Peru e a Bolívia. Foi nesse período que ele teve contato pela primeira vez com a Ayahuasca, provavelmente no contexto de uma prática nativa com a bebida onde um "xamã" também conhecido na região como vegetalista, distribui a bebida para um número reduzido de participantes com diferentes propósitos, entre os quais a cura de doenças. Tais práticas e aquelas desenvolvidas pela população indígena com a Ayahuasca são extremamente comuns e amplamente disseminadas na região amazônica brasileira e andina há vários séculos. Tal reconhecimento levou, inclusive, que o Peru considerasse, no ano passado, a Ayahuasca como Patrimônio Cultural dessa nação.

FHC e o debate sobre a legalização

Fonte: Hempadão

De verde e na frente do Marcelo D2, Fernando Henrique apareceu no domingo de manhã defendendo a legalização no programa da Regina Casé. Bela ajuda da Rede Globo para a inserir a ideia na cabeça do Brasileiro, não?

“O usuário não é um bandido, não pode ser tratado como criminoso […] Não é que não deva penalizar. Descriminalizar quer dizer que não adianta colocar o usuário na cadeia, onde ele só vai aprender a usar outras drogas. O usuário deve ser tratado. (Descriminalizar) não é legalizar a droga, não é liberar.”

Fernando Henrique Cardoso, ex-Presidente da República

Dá uma enrolada na política, com uma entrevista meia boca, mas a conversa chega lá. O mais incrível é a apresentadora perguntando para a plateia e a maioria esmagadora dizer que concorda com o que acabou de ser dito, ela ainda completa: “Eu acho que é uma unanimidade. Eu acho que esse assunto tá caindo de maduro”. Se quiser assistir como foi o programa, da play ae:

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Uso contemporâneo do badoh negro: uma visão junguiana

Finalmente saiu o artigo, fruto da produção monográfica para conclusão da pós graduação em Teoria e Prática Junguiana, realizada na Universidade Veiga de Almeida.

Da base da monografia, orientada pela professora Carla Bezerra, foi criado o artigo. Ele está concorrendo no concurso de artigos do Forum Plantas Enteógenas.

Como não consigo colocar o artigo aqui (não sei como), vou deixar o link de onde ele está em PDF no Forum do PE.

Eis ele: http://www.plantasenteogenas.org/community/threads/uso-contempor%C3%A2neo-do-badoh-negro-uma-vis%C3%A3o-junguiana-artigo.5274

sábado, 12 de fevereiro de 2011

Cacto São Pedro ou Achuma: História e Repressão


Diretamente do Hempadão 

Continuemos na nossa onda falando sobre os usos tradicionais dos enteógenos?
- Sim, capitão (O coro)

Caso não haja alma viva em desacordo, nosso papo de hoje será sobre o Achuma ou cacto São Pedro. O cacto São Pedro[1] ou Wachuma,Echinopsis pachanoi (ou Trichocereus pachanoi)[2], é um cacto que contém como princípio ativo a mescalina[3] e tem um uso tradicional especialmente na América do Sul.




O uso do cacto foi bastante tradicional, de acordo com Richard Evans Schultes e Albert Hoffman (2000) em “Plantas de los dioses” o São Pedro foi: “uma das plantas mágicas mais antigas da América do Sul”, com provas arqueológicas do seu significado para as culturas no norte do Peru de 1.300 a.C. Na mesma obra, Schultes et al (2000, p.166) começam uma introdução sobre a planta com a seguinte citação:


quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

José de Abreu fala sobre uso de LSD: "Tomava para ampliar o conhecimento"

Fonte: Sérgio Vidal

José de Abreu falou tudo que quis e mais um pouco em uma entrevista que concedeu ao Jornal da Tarde, desta segunda-feira (31). O ator que fará parte do elenco da novela Insensato Coração falou sobre uso de drogas e aborto.
"Eu usava maconha, tomava LSD. A gente não tomava ácido para fazer besteira. Tomava para ampliar o conhecimento", contou o ator.

Já sobre a legalização da maconha, José falou o que pensa: "Por mim a maconha tinha que ser liberada. O álcool provoca mais conflitos sociais. Nem tem lei seca para a maconha, ela não muda sua vida, no máximo você vai sair rindo".

Outro tema polêmico falado foi sobre o aborto. Ele conta que não é a favor do aborto, mas sim da escolha da mulher em ter ou não o filho: "A mulher precisa chegar no SUS e dizer, estou grávida mas não quero ter o filho. Tem que ser assim".

Fonte: Vírgula

@Sergio__Vidal http://sergio-vidal.blogspot.com/#ixzz1DZXUyv7z
Under Creative Commons License: Attribution Share Alike

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Próxima atividade do Coletivo Desentorpecendo a Razão em SP

Próxima Atividade de Formação do Coletivo DAR:
Tema: Redução de Danos, com o prof. Marcelo Sodelli da PUC/SP
Quando: dia 16/02, às 19h30
Onde: Na PUC (Rua Monte Alegre, 1104 – Perdizes), no Pátio da Cruz.
Esta é uma atividade aberta a quem interessar, gratuita. Venham conhecer mais sobre as atividades do DAR e debater junto os temas que pautam a luta anti-proibicionista.

Puta sacanagem da Telefonista: rapaz é preso por plantar um pé de maconha!


Robert Michelson, 21, um rapaz americano de Farmington, Connecticut, estava pensando em cultivar um pé de maconha. Ele comprou sementes e todo o resto do equipamento necessário. Mas no último momento ele hesitou: Será que ele ia se meter em encrenca por isso? Marijuana é ilegal, mas e quanto a uma simples plantinha? quais seriam as consequências disso? Michelson se perguntava. Ele podia ter buscado no Google, mas quem pode confiar na internet hoje em dia? No fim das contas ele decidiu perguntar direto para a fonte, a polícia.

"Eu tenho uma pergunta", disse ele à telefonista do 911. "É uma emergência, senhor?", perguntou a oficial. "Depende", respondeu um pensativo Michelson. E aqui vai o resto da conversa:

"Eu tenho uma questão legal".
"É uma emergência?".
"Eu não sei o que isso significa".
"É perigo de vida ou um crime em andamento?" perguntou a telefonista, um pouco nervosa.
"É um crime em andamento, possivelmente", respondeu Michelson.
"Ok".
"Eu estou cultivando um pouco de maconha, queria saber quanto problema eu posso ter por um pé".
A telefonista fica muda por alguns segundos.
"Você está cultivando maconha", disse vagarosamente a telefonista, que mal conseguia segurar a risada. "E você quer saber... Depende do tamanho da planta".
"É apenas um broto".
"Bem, é posse. Você pode ser preso até por uma ponta no seu carro".
"OK, obrigado pela informação" encerra Michelson.

Mais tarde os policiais chegaram à residência de Michelson e o prenderam. Aí ele descobriu exatamente o tamanho da encrenca pela posse de um brotinho de maconha e um monte de parafernália. Ele foi liberado sob fiança de US$5 mil.

@Sergio__Vidal http://sergio-vidal.blogspot.com/2011/02/maconheiro-liga-para-policia-e-acaba.html#ixzz1DVYvuHYR

Under Creative Commons License: Attribution Share Alike

sábado, 5 de fevereiro de 2011

Repressão e preconceito: plantas enteógenas na América do Sul


 Post que escrevi, direto do Hempadão

Ainda hoje encontramos uma nefasta percepção do Estado, e de diversas esferas da sociedade, sobre os usos de enteógenos, sejam estes individualizados ou mesmo coletivos e ritualizados. Mesmo no Brasil, onde algumas religiões usam a ayahuasca como sacramento, resiste um preconceito inaudito, pois estas religiões, como se sabe, são extremamente ordeiras e normalmente adequadas à moral cristã ou, de modo geral, a moral aceita pela sociedade circundante. A situação se torna mais absurda se pensarmos que as religiões ayahuasqueiras são religiões brasileiras por excelência e patrimônio de nossa cultura.

Ora, este preconceito em relação aos estados alternativos de consciência não é novidade na constituição da subjetividade ocidental. Quando os europeus chegaram as Américas, já em meados do século XVI o uso local de enteógenos por povos tradicionais da região era conhecido. Por exemplo, sementes de glória da manhã, teonanácatl e peiote nos arredores do atual México, ayahuasca no norte brasileiro, achuma próximo das cordilheiras, etc... Além do quase onipresente tabaco.

Enquanto os europeus procuravam um uso diário de drogas como o álcool, evitando a ebriedade, mas mantendo o hábito, os povos indígenas faziam rituais ou atos festivos completamente diferentes. Se não eram feitos com a mesma regularidade, por outro lado, o uso do álcool e dos enteógenos normalmente visava à entrada em estados alternativos de consciência através do êxtase.

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

O transporte da Ayahuasca no Acre sem autorização pode resultar em prisão por tráfico de drogas

Fonte: Site da Bia Labate

A partir de agora o IMAC (Instituto de Meio Ambiente do Acre) estará fiscalizando o transporte do cipó e da planta usados para a fabricação da ayahuasca. A Polícia Federal alerta que o transporte desses produtos, sem a devida autorização que comprove fins religiosos, pode ser considerado tráfico de drogas.

 O Estado do Acre publicou a resolução nº 004 de 20 de dezembro de 2010, que dispõe sobre a autorização para extração, coleta e transporte do cipó banisteriopsis e das folhas do arbusto Psychotria, utilizadas na preparação da ayahuasca, também conhecida como Daime, Santo Daime Vegetal ou hoasca.

Segundo a resolução, o estado reconhece o uso ritualístico da Ayahuasca como prática religiosa legítima. Porém restringe a extração, coleta e transporte do cipó e folhas das referidas plantas, a entidades que deverão se cadastrar junto ao IMAC.

Conforme a resolução, para se cadastrar, a entidade religiosa deve ter sede e atuação comprovada no estado, buscar manter plantio de reposição de cipó e folha compatível com o que é consumido, informar o local do beneficiamento e o número de sócios e consumo médio anual.

O chefe do IMAC em Cruzeiro do Sul, Isaac Ibernon, disse que o assunto ainda será discutido junto ao Ministério Público do Estado e a Polícia Federal, para que em seguida os representantes das entidades religiosas possam ser informados sobre os procedimentos que deverão adotar.

O delegado da Polícia Federal em Cruzeiro do Sul, José Roberto Peres, alerta também que a ayahuasca não deve ser usada como atração turística ou comercial, conforme resolução anterior publicada pelo Conselho Nacional de Políticas sobre Drogas (CONAD). De acordo com o delegado, o transporte e uso individual dos produtos de composição da bebida que é uma substância psicoativa, contém Dimetiltriptamina (DMT) e por tanto, pode resultar em prisão por tráfico de drogas. “A Polícia Federal não é contra, o que não será permitido é a vulgarização do uso da ayahuasca”, diz.

Ainda segundo o delegado, um trabalho de conscientização será realizado nas aldeias indígenas para alertar sobre os procedimentos.

www.tribunadojurua.com – Genival Moura

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Mitos da maconha são descontruídos em livro traduzido pela Psicotropicus

Fonte: Psicotrópicus
Elisaldo CarliniOs motivos que levam um mito a perdurar mesmo depois de ser desqualificado cientificamente podem ser complexos e difíceis de entender. No caso da maconha, o movimento proibicionista do início do século 20 foi responsável por rechear o imaginário popular com mitos sobre seus efeitos. Infelizmente, muitos deles ainda são disseminados por respeitáveis veículos de comunicação e personalidades da área médica e política.
Uma importante fonte de informações para disseminação dos verdadeiros problemas relativos a maconha ganhou sua edição em português. O livro "Maconha: Mitos e Fatos" (Marijuana Myths Marijuana Facts) reúne 20 mitos relativos ao consumo de maconha seguidos de uma desmitificação baseados em constatações científicas modernas. A edição brasileira, que foi traduzida pela Psicotropicus, foi lançada na última terça-feira em evento no Rio Janeiro.

O debate sobre o tema contou com a presença de ativistas do movimento pela legalização da maconha e uma mesa formada pelo diretor do Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas Psicotrópicas ,Elisaldo Carlini, pelo Perito Criminal do ICCE-RJ Bruno Sabino e pelo Químico e ativista canábico do Growroom Francesco Ribeiro. A mesa foi mediada pela Gerente de Projetos da Psicotropicus Maíra Fernandes. 
A obra que foi lançada em 1997 pelo Psicofarmacologista John Morgan e pela socióloga Lynn Zimme continua sendo atual e bem fundamentada na opinião do professor Carlini. Ele citou as mais de 70 páginas de referências de estudos científicos usados na elaboração do livro e que comprovam os equívocos dos mais famosos mitos relativos à maconha. 
Carlini também destacou o reconhecido potencial medicinal da maconha, que ainda é alvo de grande preconceito dentro da classe médica. "As maiores incertezas que ainda temos relativos a maconha são os problemas de temática social" disse Carlini, lembrando que mitos da área médica já foram contestados com criteriosos trabalhos científicos.
Francesco Ribeiro
Os impactos negativos causados por essas lendas que ainda perduram no século 21 foram lembrados Francesco Ribeiro. "Em muitos casos a disseminação deste mitos é feita por indivíduos com interesses pessoais na manutenção do proibicionismo". Ele também destacou os danos a saúde dos usuários por conta da maconha de péssima qualidade que é comercializada no mercado negro das bocas de fumo. 
O perito criminal Bruno Sabino alimentou o debate com sua experiência no Instituto de Criminalística Carlos Éboli, no Rio de Janeiro, na análise de drogas apreendias. Bruno, que também defende o fim do proibicionismo, também falou dos problemas causados pela baixa qualidade das drogas ofertadas pelas quadrilhas que controlam este negócio. "A maconha que chega no laboratório pode conter metais e praguicidas nocivos a saúde dos usuários". 
Psico 03Bruno condenou a prática de alguns tipos de testes de detecção de drogas realizados empresas e órgãos públicos. "O texto com amostras de fios de cabelo abre espaço acusações preconceituosas, já que o resultado positivo pode ser relativo a um consumo feito há cerca de três meses", explicou.
Sobre o Livro: 
livro-maconha-gdeO livro "Maconha: Mitos e Fatos" será oferecido para quem realizar uma doação mínima de 25 reais para a Psicotropicus (com a taxa de envio inclusa). Clique aquie saiba como doar.