segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Glauco será homenageado na Câmara Municipal de SP



O cartunista e músico Glauco Vilas Boas, paranaense de Jandaia do Sul, será homenageado pelos vereadores Penna (PV) e Cláudio Fonseca (PPS) com o Título de Cidadão Paulistano “in memoriam”, no dia 1º de dezembro, a partir das 19 horas, no salão nobre da Câmara Municipal de São Paulo.

Glauco ficou conhecido por meio de seus personagens marcantes, como Geraldão, Casal Neuras, Zé do Apocalipse, Dona Marta, Geraldinho, publicados diariamente em tirinhas no jornal Folha de São Paulo.

Sua carreira de cartunista começou nos anos 70, no Diário da Manhã de Ribeirão Preto, com a tira Rei Magro e Dragolino. Em 1976 foi premiado no Salão de Humor de Piracicaba, que o projetou para a grande imprensa.

Junto com outros dois grandes cartunistas, Angeli e Laerte, Glauco criou os personagens “Los Três Amigos” – Angel Villa, Laerton e Glauquito – caricaturas de si próprios vestidos de mexicanos, que sempre brigam com os Miguelitos.

Além de desenhar, Glauco também tocava guitarra e sanfona e era compositor. É autor de um hinário do Santo Daime, chamado Chaveirinho, utilizado nas cerimônias na igreja Céu de Maria, da qual era o padrinho e criador. Instalada no Pico do Jaraguá, em São Paulo, é a principal representante do Daime na região.

“Conheci o Glauco muitos anos atrás. Propus esta homenagem quando soube da morte trágica deste artista tão querido e com quem convivi lá na Vila Madalena. Gosto muito de seu trabalho, crítico e irreverente, que retrata bem os costumes sócio-culturais de gerações”, disse Penna.

Título de Cidadão Paulistano In Memoriam ao cartunista Glauco

Dia – 1º de dezembro (quarta-feira)

Horário – 19 horas

Local – Salão Nobre da Câmara Municipal de São Paulo (Viaduto Jacareí, 100).

0 comentários:

Postar um comentário