sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Ethan Nadelmann na 2ª Conferência Latino Americana e 1ª Conferência Brasileira sobre Política de Drogas


Ethan Nadelmann na 2ª Conferência Latino Americana e 1ª Conferência Brasileira sobre Política de Drogas
Ethan Nadelmann: foto tirada do Psicoblog da Psicotrópicus

            Ethan começou e terminou com seu estilo típico: uma fala e argumentação bem construídas, fluidas e sempre afiadas em seu ativismo contra o fracasso da guerra as drogas. Um discurso que afeta. Ele nos pediu desculpas, desculpas pelos EUA que há pouco mais de um século iniciou e liderou a promoção do regime de proibição das drogas.

            Nós sabemos o que este regime produziu, da Liga das Nações a ONU, a internacionalização de uma repressão atroz a venda, produção e consumo de substâncias tornadas ilícitas. Uma repressão que, nos lembra Ethan, é ruim para cada um de nós, sejam usuários ou não.

            Ele nos fala, então, do século XXI: pode ser o século XXI o século onde vamos alterar os rumos da nossa política de drogas? Outra política de drogas, uma verdadeira redução de danos, lembra Ethan, pode diminuir/combater os males produzidos no contexto de “War on Drugs”: do um pólo - doenças, HIV, sofrimento, adicção e em outro - crimes, violência, encarceramento, violação dos direitos humanos, organizações criminosas, etc. 

            Devemos, nos diz Ethan, buscar a regulação do uso, produção e comércio da Cannabis.

            Ao tocar no tema cannabis e EUA, o americano defendeu o governo Obama e disse que queria que a popularidade do presidente estadunidense estivesse como a do Lula. Considerou um avanço a liberdade promovida por Obama, que não existiu durante o governo Bush, para que os Estados deliberem sobre a aprovação do uso medicinal da cannabis, o que tem se ampliado cada vez mais. Ethan torce para que seja aprovada a legalização efetiva da cannabis na Florida ainda este ano. Ademais, Nadelmann nos lembra que uma política produzida durante um século inteiro não se muda da noite para o dia, reforçando que Obama está fazendo exatamente o que falou que faria em sua campanha, inclusive um bom trabalho na prevenção do HIV/AIDS.

            Pegando uma carona no Psicoblog sobre a apresentação de Ethan na conferência, fazemos a citação abaixo:

“Segundo Ethan, 25 % da população de presos do mundo cumpre pena por violar a atual lei de drogas. ‘Nos Estados Unidos temos 5 % da população mundial e 20% da população encarcerada do planeta’”.

            Finaliza sua palestra colocando sua visão acerca dos motivos para a mudança na diminuição dos encarceramentos de usuários, nos últimos anos, nos EUA. Alem dos ativismos, diz Ethan, a razão central é que o governo não tem mais dinheiro, ou seja, a questão econômica é fundamental, considerando o preço exorbitante pago pelo encarceramento em massa. Prender esta população, desarmada e sem colocar em risco a vida dos outros, é um péssimo uso do dinheiro público.

            Certo Ethan, realmente você tem razão.

- Nós postamos apenas uma das palestras assistidas neste dia 27 de agosto de 2010 (2o dia da conferência). A cobertura foi muito bem feita e merece ser lida no Psicoblog, já linkado.

0 comentários:

Postar um comentário