sábado, 14 de agosto de 2010

II Conferencia Latino América e I Conferência Brasileira de Políticas de Drogas

II Conferencia Latino América e I Conferência Brasileira de Políticas de Drogas
 

Intercambios, associação civil para o estudo e atenção aos problemas relacionados às drogas, é uma organização não-governamental estabelecida na cidade de Buenos Aires em 1995. A missão institucional destina-se a viabilizar, no âmbito dos direitos humanos, a construção e aplicação do conhecimento de problemas relacionados às drogas.

A Psicotropicus, Centro Brasileiro de Políticas de Drogas, é uma organização não-governamental fundada em 2003 que trabalha para mudar a atual política de drogas. Sua missão é eliminar ou reduzir significativamente os danos causados pela política de drogas vigente, através da mobilização, do diálogo, da informação confiável, apoiando pesquisas e gerando conhecimento para que tenhamos uma sociedade onde o "problema mundial das drogas" seja equacionado.

Há oito anos a Intercambios organiza uma Conferência na Argentina sobre Políticas de Drogas, a qual é concebida como um mecanismo efetivo de reunião de tomadores de decisão políticos, planejadores de políticas, pesquisadores e membros da sociedade civil. O encontro está orientado a repensar os modelos regulatórios e seus efeitos na saúde e nos direitos humanos. No ano passado foi organizada na cidade de Buenos Aires com grande sucesso e impacto a I Conferencia Latino-americana. Essa oportunidade foi onde se antecipou a sentença da corte suprema da Justiça Argentina que descriminalizou o porte de drogas para consumo pessoal e que facilitará o acesso de muitos usuários aos serviços de saúde.
Este ano, a II Conferência Latino-americana e a I Conferência Brasileira sobre Políticas de Drogas serão realizadas na Faculdade de Direito da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Campus Centro), no Brasil, e estão co-organizadas pela Intercambios, como organizador geral e Psicotropicus, como organizador local.

Com a II Segunda Conferência Latino-americana e I Brasileira esperamos incentivar o trabalho em múltiplos setores entre distintas áreas do governo, da academia e da sociedade civil, visando abordar as dificuldades para estabelecer eixos de articulação entre políticas públicas e pesquisa nas ciências sociais a nível latino-americano. Particularmente, se espera que a Conferência seja um instrumento para fortalecer os vínculos regionais entre personalidades relevantes na temática, que permita o intercâmbio de informação e a cooperação mútua para impulsionar políticas não-punitivas na região, que como conseqüência, permitirão facilitar o acesso dos usuários de drogas aos serviços de saúde.

O evento contará com a participação de destacados palestrantes nacionais e internacionais, os quais debaterão diferentes temas relacionados com  as políticas de drogas tais como:

•    Contexto sociocultural
•    Os usuários de drogas na agenda dos organismos multilaterais
•    Reformas legislativas na América Latina
•    Políticas sócio-sanitárias
•    Atenção integral aos usuários de drogas
•    Conseqüências da guerra contra as drogas
Inscrições abertas no site do evento: clique aqui

0 comentários:

Postar um comentário