quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Primeiro livro sobre produção de Maconha Medicinal no Brasil

Fonte: Brasil NORML

Acaba de ser lançado o livro Cannabis Medicinal – Introdução ao Cultivo Indoor, primeiro livro que aborda especificamente o tema no Brasil. O assunto ainda é novidade para os brasileiros, embora bastante polêmico. O autor da publicação é o antropólogo e pesquisador baiano Sérgio Vidal, também militante do movimento Marcha da Maconha e membro atuante do site Growroom.net.
À luz do seu desempenho terapêutico, a erva é analisada em suas diversas aplicações, ressaltando as formas do seu cultivo caseiro artesanal. Entre os assuntos abordados, é possível se informar sobre como adquirir uma autorização especial para cultivar a planta, sobre como se chegar ao produto final pronto para consumo desde a escolha das sementes e, também, sobre como o cultivo e consumo próprios podem influenciar na redução de danos causados pela violência do tráfico.
Segundo o autor, a legislação brasileira já prevê a possibilidade do uso medicinal da maconha, como informou na descrição de seu livro: “a atual Lei 11.343/2006, Lei sobre drogas, prevê que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA – pode emitir uma autorização especial para que estabelecimentos possam cultivar e preparar a Cannabis, desde que exclusivamente para fins medicinais e/ou de pesquisa científica.”
O próprio pesquisador já iniciou a pré-venda de exemplares através da internet. No endereçowww.cultivomedicinal.com.br você encontra uma breve nota do autor e o e-mail pelo qual estão sendo comercializadas as primeiras edições. Acredita-se que, assim como a edição da obra, a sua distribuição será igualmente independente.


Sobre o Autor
Cientistas, estudiosos, políticos, ativistas, médicos e inúmeros outros personagens da sociedade têm se destacado na luta pelo reconhecimento dos benefícios da Cannabis. O antropólogo Sérgio Vidal é uma dessas personalidades à frente de seu tempo.
Dono de um invejável currículo, o pesquisador se formou inicialmente em Ciências Sociais na Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal da Bahia (UFBa), onde foi bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). A linha de pesquisa em que mais atuou diz respeito à socio-antropologia do consumo de psicoativos.
Como Sócio-Fundandor da Associação Brasileira de Estudos Sociais do Uso de Psicoativos – ABESUP, ele milita de forma contundente pela legalização da Cannabis no Brasil. Recentemente, a Procuradoria Geral da República (PGR) impetrou ao Supremo Tribunal Federal (STF) ação que reabre a discussão sobre uma possível inconstitucionalidade diante da proibição da Maconha. Na ocasião, a organização protocolou na Argüição de Descumprimento de Preceito Fundamental suas considerações sobre o assunto na qualidade de amicus curiae (amigo da corte).
Atualmente, Sérgio Vidal é consultor do ENCOD para assuntos relacionados a Brasil e América Latina. O ENCOD é uma rede pan-Europeia formada por mais de 200 ONGs de todo o mundo que aderiram ao Manifesto por Políticas de Droga Justas e Efetivas (estabelecido em 1998). Além de ser membro de outras organizações político-sociais como o Conselho Nacional de Políticas sobre Drogas (CONAD) e da Associação Brasileira de Redutoras e Redutores de Danos (ABORDA).
O cientista possui uma vasta lista de mais de 50 publicações entre trabalhos, artigos e textos relevantes, destacando-se os títulos “Notas sobre Aspectos Históricos e Econômicos do Cânhamo no Brasil” e “Da diamba à maconha: usos e abusos da Cannabis sativa e da sua proibição no Brasil”, ambos divulgados pelo Boletim Drogas e Violência no Campo em 2008, organizado pelo grupo filantrópico Koinonia.
Sérgio é mais um entre dezenas de pessoas ilustres que defendem políticas antidrogas menos repressivas e ações governamentais mais inteligentes em relação ao consumo de Cannabis. Assim como ele, outros pesquisadores tentam mostrar à luz da ciência a verdadeira relação que o ser humano mantém com o consumo de drogas.

0 comentários:

Postar um comentário