segunda-feira, 11 de abril de 2011

Bryan Lewis: psiconáutica e auto-retratos!

Bryan Lewis era um artista que havia começado a fazer uma série de obras peculiar: desenharia um auto-retrato todos os dias. Já estava realizando sua empreitada, quando uma série de fatalidades ocorreu em sua vida: uma grande amiga tinha acabado de se mudar para uma pequena igreja velha que ela estava transformando em casa, quando um incêndio nessa casa a matou enquanto dormia; no dia seguinte ao funeral de sua amiga, seu melhor amigo atira na própria cabeça com um revolver e sobrevive à tentativa de suicídio, com danos mentais permanentes; ainda durante o período de internação desse amigo, Bryan teve um grave problema num pulmão e teve de arrancar um pedaço dele. Após essa cirurgia, sem uma parte de se pulmão, um amigo lhe chamou para fazer um “hiking”, e lá foi Bryan, com o seu tanquezinho de oxigênio montanha acima. Lá ele teve uma experiência de vida observando a natureza e conseguindo se ver vivendo num mundo completamente novo (e de como a experiencia de desenhar o ajudava nisso).
Bem, não muitos dias depois, após um surto psicótico de um amigo, ele tem uma epifania e decide que não apenas ele faria um auto-retrato por dia, mas como ele tomaria também um tipo diferente de droga todo dia…
O resultado disso é essa fantástica série de auto-retratos feitos por Bryan durante o efeito de diversos tipos de drogas, em especial de drogas pesadas líticas, como calmantes, anti-psicóticos, etc.
Dispomos os links para a entrevista (em inglês) com Bryan onde ele explica todo o seu projeto e conta essa história, e também a lista com todos os auto-retratos selecionados pelo artista em seu site.
Aqui estão alguns de seus auto-retratos e suas respectivas substâncias.

Inalando líquido de isqueiro


7.5mg de Percocet

Salvia Divinorum (desenhado logo antes mas principalmente logo depois)

Morfina IV (dose desconhecida)

Maconha

2 comentários:

Calango disse...

Hey, muito bom seu blog aqui. Leio o Hempadão também. Inclusive, se não for incômodo, gostaria de enviar um texto meu sobre enteógenos pra você, e se você gostar pode publicar aqui e no Portas da Percepção.

título: As Portas da Percepção e o Encontro Consigo Mesmo.

palavras-chave: Enteógenos, Psicologia, Jung, Inconsciente, Ervas de Poder, Maconha, Filosofia.

Obrigado pela atenção.

Contado: felipe__metal@hotmail.com - com dois underlines msm.

facebook: < http://www.facebook.com/profile.php?id=100001451773662

Fernando Beserra disse...

Fala Felipe!

Pode enviar, vai ser o maior prazer publicá-lo aqui.

Meu email: fernando.beserra@hotmail.com

Abraço

Postar um comentário