segunda-feira, 12 de abril de 2010

Renato Cinco novamente expulso pela censura do Orkut

Fonte: Sobre Drogas

O sociólogo Renato Cinco, líder do coletivo Marcha da Maconha aqui no Rio e defensor de mudanças na legislação brasileira sobre drogas, teve seu perfil apagado do Orkut. Pela terceira vez...

Como sabemos que o Orkut não apaga perfis de forma unilateral, conclui-se que a ação seja resultado do acúmulo de denúncias, feitas pelos próprios usuários, contra o perfil do sociólogo, que já acumulava cerca de mil amigos (ele tem um outro, mais novo, com cerca de 120 amigos, que ainda está ativo).

Imagino que os denunciantes sejam internautas que provavelmente ficaram "chocados" com o "mau-exemplo" de quem exerce o direito de defender suas próprias ideias. E isso é que é o mais assustador...

Ao que parece , o universo digital começa a reproduzir a estupidez e a intolerância tão comum no mundo concreto, repleto de gente que não ouve, não vê, não entende, não gosta e não quer nem saber, mas acha que já sabe tudo e não precisa aprender mais nada. Terrível...



A gente, aqui do blog, torce para que a turma do Google no Brasil, que opera o Orkut, reveja o banimento do Renato. Num momento em que até ex-presidente da República defende livremente a legalização da maconha, uma atitude dessas soa, além de intolerante, ridícula.

***

Abaixo, a íntegra de uma reportagem do Globo sobre o primeiro banimento de Renato do Orkut, ocorrido em 2008:

Google remove página sobre legalização de droga
Organizador da Marcha da Maconha tem perfil retirado de site de relacionamentos e reclama de censura

RIO - Um dos organizadores da Marcha da Maconha, evento proibido pela Justiça de acontecer em maio no Arpoador, o sociólogo Renato Cinco agora reclama de censura na internet. Na semana passada, ele teve o seu perfil retirado do site de relacionamentos Orkut, sob a alegação de que haveria violado os termos de uso do provedor. A página da comunidade "Legalização das drogas" também foi retirada do ar sob o mesmo pretexto.

— Quero que o provedor me dê uma explicação mais precisa sobre as causas da retirada das páginas do ar. A comunidade pela legalização tinha cerca de três anos. Fazia questão de monitorar sempre para evitar que virasse algo voltado para a apologia ou ao comércio de drogas — reclamou Cinco, que afirmou que estuda medidas jurídicas contra o Google, que detém os direitos do site Orkut.

A assessoria de imprensa do Google afirmou que a empresa não se manifesta sobre casos individuais de retirada de páginas do ar. O Google informou ainda que costuma tomar essas medidas com base em denúncias, que são analisadas por uma equipe técnica para saber se houve violação dos termos de uso.

0 comentários:

Postar um comentário