quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Psilocibina no tratamento da ansiedade


Cada vez mais estudos científicos tem se dedicado ao estudo dos enteógenos na procura de remédios para sintomas ou síndromes psiquiátricas. Tais estudos são importantes, na medida em que, considerando as características dos enteógenos, eles provavelmente podem ser muito relevantes para a construção de remédios sintéticos que no futuro possam ser mais eficazes e com menos efeitos colaterais para diminuir o sofrimento humano. Por outro lado, sabemos que nenhuma chamada “patologia psíquica” é originada unicamente de condições biológicas, por isso os estudos da ciência clássica também encontram limitações e barreiras para o estudo dos enteógenos. O que tem acontecido em muitos lugares é interessante, pois parece uma mistura entre ciência clássica e ciência nova, estudos com rigor experimental, mas que ao mesmo tempo reconhecem o papel das experiências de pico na transformação do sujeito como um todo.

Abaixo vai um estudo que saiu na CNN Health.com 

Ingrediente “Cogumelos Mágicos” pode reduzir ansiedade do fim da vida


Tradução: Fernando Beserra

Pacientes com câncer terminal lutando com a ansiedade podem ter alívio de uma “viagem” guiada com a droga alucinógena psilocibina, sugere um novo estudo.

O estudo incluiu 12 pacientes que tomaram uma pequena dose de psilocibina – o princípio ativo em “cogumelos mágicos” – enquanto sob supervisão de terapeutas treinados. Em uma sessão separada os participantes tomaram uma pílula placebo, que tem pequeno efeito em seus sintomas.
 
Por contraste, um a três meses depois de tomar psilocibina os pacientes reportaram sentir menos ansiedade e seus estados de humor haviam melhorado. Na marca de seis meses o escore médio do grupo em uma escala comum usada para mensurar depressão declinou 30%, de acordo com o estudo, que foi publicado nos Arquivos Gerais de Psiquiatria.





Podem as drogas psicodélicas tratar depressão?

Em entrevistas de acompanhamento (follow-up) com os pesquisadores, alguns pacientes disseram que suas experiências com pslocibina deram a eles novas perspectivas em sua doença e os levaram mais perto de suas famílias e amigos.

“Nós estamos satisfeitos com os resultados” disse o pesquisador responsável, Charles Grob, M.D,um professor de psiquiatria em Harbor-UCLA, Centro Médico, em Torrance, Califórnia.

Notavelmente, a psilocibina não agravou a ansiedade dos pacientes ou provocou nenhum outro efeito indesejado ao lado de um pequeno aumento na pressão sanguínea e batimento cardíaco.

Health.com: 7 tipos de terapia que podem ajudar na depressão

As descobertas de Grob são “importantes porque ele mostra que você pode administrar estes compostos de maneira segura para pacientes com câncer com ansiedade” disse Roland Griffiths, Ph.D, um professor de psiquiatria e neurociência na Johns Hopkins University School of Medicine, em Baltimore.

Elas não são substâncias que deveriam ser usadas recreacionalmente ou casualmente, todavia parece que nos podemos conduzir pesquisas com estes componentes de forma segura” acrescentou Griffiths, que não estava envolvido no estudo, mas tem pesquisado os efeitos terapêuticos da psilocibina. (Ele e seus colegas estão correntemente matriculando pacientes em um estudo similar que vai usar doses maiores da droga).

Pesquisadores investigando o efeito terapêutico potencial da psilocibina e outros alucinógenos tem animado na demonstração da segurança das drogas em settings clínicos.

Heal.com: Suplementos para depressão: o que funciona

Psiquiatras e psicólogos começaram explorando os efeitos dos alucinógenos em estados de humor e ansiedade em pacientes morrendo na década de 1950, mas as pesquisas pararam abruptamente quando a psilocibina, a dietilamina do ácido d-lisérgico (LSD) e outra drogas de alteração da consciência foram proibidas nos anos 70.

A Food and Drug Administration (FDA) aprovou um punhado de pequenos estudos envolvendo alucinógenos desde a década de 1990, mas o campo continua emergindo.

O estudo de Grob é o primeiro deste tipo em mais de 35 anos. Ele foi financiado por fundações privadas e o Heffer Research Institute, uma organização não governamental sediada em Santa Fe, Novo México, que foi o maior patrocinador da segunda-geração da pesquisa de alucinógenos.

Os pacientes no estudo estavam todos próximos da morte (10 dos 12 morreram desde então) e todos eles tinham diagnóstico de ansiedade ou agudo estresse relacionado aos seus prognósticos.

“Nós estamos realmente olhando para as pessoas que realmente estão com dificuldades com a situação difícil no qual eles encontram a si mesmos” explica Grob.

Como é sentida uma desordem de ansiedade

Durante as sessões de psilocibina, que duraram seis horas, os pacientes permaneceram num divã (couch) e escutaram música através de fontes de ouvido.

            Enquanto eles falavam apenas brevemente aos terapeutas enquanto dentro da influencia da droga, eles continuaram a se encontrar periodicamente com o staff da pesquisa por seis meses para discutir suas experiências e para preencher questionários acessando seus estados de humor e níveis de ansiedade.

            “Eu acho que nós estabelecemos boas bases para continuarmos a pesquisa”, disse Grob, “Esta é a meta por agora, apenas desenvolver mais estudos”




3 comentários:

Anônimo disse...

meu deus essa noticia é um alivio para mim, tenhu ansiedade, ou melhor panico, pq ansiedade é gay, eu so doido pra toma cogu, mas eu fumei beladona(acido atropico) e dei essa porra porqualsa da bad trip, eu fiquei tendo alu uns 3 dias, meu deus , meu bisavo fumava essa porra e nunca teve nenhu problema, a não ser o dia q ele cortou a ponta dos dedos de proposito, ele vivia chapado, a descupa dele era q a erva curava sua bronquite, e o povo acreditava, minha mame tinha 12 anhos na epoca, e ela preparava os cigarretes pra ele, ja q ele era cego e velho, cego por causa da erva. huhuu.
minha familia tem historico de pisicodelia.
comigo e com meu primo vai ser tres.
é fora meu tio avo que fumava cogu seco.
n sei como ele conseguia seca aquilo
cogu é mole feito a pistola do meu avo

Anônimo disse...

sera q a psilocibina ela alem de tratar ansiedade, ela tbm aproxima o enfermo a ter mais contato com a sociedade e familia, se for ela é otima por q é socialização q o enfermo precisa, vou conversar com meu psiquiatra, e falar sobre essa ideia, e se eu posso tentar tratar minha ansiedade com esse artificio.
vou fazer tiras de geleias com principio ativo de psilocibina, assim é mais facil de conservar.

Anônimo disse...

Sofro bastante com esta tal de ansiedade, e isto já tem pelo menos uns 20 anos. Faz no mínimo 12 anos q tomo CEBRILIN (paroxetina 20 mg), dois comprimidos por dia, todas as manhãs e FRONTAL (alprazolam), q de um ano p/cá estou tomando o XR 2mg, um de manhã e outro a noite.
Mesmo assim, em determinados momentos tenho picos de ansiedade praticamente incontroláveis, chegando a dar ânsia de vômito e até mesmo vomitar, porém, apenas um líquido branco, q penso ser algo gástrico.
Existe algum outro medicamento q possa substituir os dois acima ou pelo menos um deles e q me devolva uma vida normal ???

Postar um comentário