quinta-feira, 9 de junho de 2011

Eua libera e reprime ao mesmo tempo:política "chapadona" de drogas

Fonte: Hempadão

Os EUA não sabem o que fazer em relação a maconha. Aparentemente os americanos foram traídos pelo governo federal de Obama, que prometeu não perseguir pacientes da cannabis medicinal nos lugares onde a lei Estadual permite a prática. Enquanto alguns estados inauguram lojas enormes para o plantio, chamados de Wall Mart da Maconha – imaginem o tamanho! – outros sofrem forte repressão por parte da polícia.




Em Spokane, relata o Seattle Time, cerca de 40 farmácias que vendiam maconha foram fechadas. Sete delas, que existiam há um bom tempo, foram invadidas e seus donos foram presos. A liberdade só é garantida através de fianças. Frank Cikutovich, um advogado que representa os vendedores de Spokane, refletiu sobre a mudança: "Tivemos um período de dois anos livre para todos, quando foi como Amsterdam por aqui", disse ele.


A legalização estadual fez com que diversas pessoas obtivessem a licença necessária para abrir seus estabelecimentos, com uma série de regras a serem cumpridas. Acontece que agora, depois de um período de 06 meses e até 2 anos de início dos trabalhos, os dispensários recebem cartas do governo federal dizendo que suas licenças serão revogadas. A partir do dia 25 de julho o que antes era ilegal e passou a ser legal volta a ser ilegal. Entendeu? Não. Nem os donos e pacientes, que se veem em risco quanto ao seus remédios e receitas.


Vale lembrar que grande parte dos usuários de cannabis medicinal por lá são pessoas que realmente a usam de forma médica, com caráter de substituir remédios pesados pelo alívio da erva. Muitos acreditam que essas medidas tenham tudo a ver com a possível pretensão por re-eleição de Barack Obama.

0 comentários:

Postar um comentário