sábado, 15 de outubro de 2011

Arte Visionária e Enteogenia

por Fernando Beserra
Fonte: Hempadão (outras imagens: Enteogenico)
 
A arte é uma das mais antigas e misteriosas atividades realizadas através da história da humanidade. O próprio pai da psicanálise, Sigmund Freud, chegou a considerar que a arte está relacionada a sublimação, isto é, um mecanismo de defesa através do qual a libido (energia psíquica) de impulsos instintivos se transforma e se destina a metas socialmente desejáveis (realizações superiores). Gostaríamos de sublinhar que mesmo pensadores negativistas e de tendência positivista dão a arte um resplendor quase áureo, religioso.

Se a arte contemporânea muitas vezes se expressa em “actings” ou “performances”, por vezes libertas das opressões econômicas ou sócio-políticas, por outro lado, em alguns momentos temos a impressão que estas performances são espetáculos que procuram se eximir de suas importâncias sócio-políticas e espirituais, isto é, do destino de nossa cultura e humanidade. A representação coletiva do artista hoje se assemelha a ambivalente figura do trickster, um brincalhão, além do bem e do mal, um artista isolado e individualista.
 
 
Mas, um respiro de positividade ainda surge nos obscuros discursos do tipo: “A arte morreu”, que atravessam e ressoam nos sujos muros de nossas mega-cidades entijoladas. A “Arte Visionária” é a “expressão criativa de vislumbres no sagrado inconsciente, perpassando a mais ardente sombra imaginada de almas torturadas no inferno, os míticos arquétipos do demoníaco e heroicas forças da compaixão que parecem guiar e influenciar nossos sentimentos, e iluminar transpessoais reinos paradisíacos”[1]. O visionário está relacionado a origem de cada tradição sagrada e de revelações que originaram mesmo grandes tradições religiosas. Então, entre os diversos modos de acessar esses reinos e através de sua criatividade infinita criar a arte, podemos citar os sonhos, a meditação, momentos de pico (peak moments), momentos de estresse emocional, transes, etc. Como artes visionárias é claro que podemos nos remontar às artes xamânicas, tibetanas, zen-budistas, egípcias, maias, etc., mas também, por que não, à arte de Hieronymous Bosch (cf. Garden of delights) e Pieter Bruegel (Cf. Triunfo da morte). Continuando ao longo da história são célebres artistas visionários Wiliam Blake, a arte alquimista (Jacob Boehme, Robert Fludd), Van Gogh, Salvador Dali, o abstracionismo de Kandinsky, mas também o gênio mórbido de H.R. Giger.
 
 
Um dos vários métodos de alcançar as visões da arte visionária não poderia deixar de ser o uso de enteógenos, ou, como prefere chamá-los – por vezes – Antonio Escohotado: “Substâncias visionárias”. De acordo com Alex Grey: “Substancias como LSD tendem a catalizar o estado visionário, mas também podem abrir o acesso as dimensões infernais e aos mundos celestiais”. Esta procura na arte visionária dos estados invulgares foi chamada de “misticismo experimental”, abrindo acesso a experiência pessoal de forças transcendentes que podem vir a ampliar ou linkar a consciência ao próprio espírito criativo. O próprio Grey faz a advertência a artistas de personalidades “borderline”, que procurem evitar este tipo de substâncias e desestabilizações químicas. Por outro lado, o uso de psiquedélicos democratizou o acesso a reinos transpessoais da psique e pode ser considerado, hoje, um dos meios de abertura de visões menos materialistas e reducionistas da realidade hipercomplexa, sem a perda da visão crítica a dominação do homem pelo homem, ou, de modo ainda mais amplo, a destruição ambiental.

 
 
Para fecharmos o post de hoje, podemos lembrar que com o foco no coração, a arte visionária contemporânea tem procurado romper o fetiche ao obscuro e a tragédia, de cunho tão existencial, e propor visões mais positivas as possibilidades de renovação pessoal, social e espiritual para o nosso “holoverso”. Entrementes, parece necessário, mais do que nunca, abrir a possibilidade de encher nosso tantas vezes decrépito mundo de vida e alma. A frase de Kandinsky expressa bem este sentimento:
 
 
"Tudo que está morto palpita. Não apenas o que pertence a poesia, às estrelas, à lua, aos bosques e às flores, mas também um simples botão branco de calça a cintilar na alma da rua. Tudo possui uma alma secreta, que se cala mais que fala."


[1] - GREY, Alex. The Mission of Art.

0 comentários:

Postar um comentário