terça-feira, 18 de outubro de 2011

Cine Planta exibe "Grass", nesta quinta, no Rio de Janeiro


Pra quem é do Rio, excelente iniciativa de desontorpecimento da razão:
O bloco Planta na Mente promove nesta quinta-feira (20 de outubro), no Jardim do Centro de Letras e Artes (CLA) da UNIRIO (em caso de chuva o evento acontecerá na sala 211 do prédio do CCH- Centro de Ciências Humanas), a primeira edição do CinePlanta, grande cineclube mensal sobre a cultura canábica, levantando debates sobre a maconha, sua proibição e suas implicações sociais. A programação inclui a exibição de um filme relacionado à cultura canábica, seguida de uma grande roda de debate envolvendo convidados especiais. A entrada é gratuita.

Nesta primeira sessão, será exibido o consagrado documentário canadense “Grass”, que traça a história da política norte-americana de combate à cannabis. Após o filme, será realizado debate com a presença de Renato Cinco (sociólogo e parte da organização da Marcha da Maconha), André Barros (advogado da Marcha da Maconha), Oralando Zaccone (delegado da Polícia Civil), Nina Tedesco (cineasta) e João Menezes (neurocientista).

Fundado em outubro de 2010 como bloco carnavalesco, o Planta na Mente é um coletivo que defende a legalização da maconha para todos os seus usos. Após estrear no Carnaval 2011 com dois desfiles na Lapa para mais de mil pessoas, o bloco participou das três Marchas da Maconha realizadas no Estado do Rio de Janeiro, além de promover eventos pela discussão e conscientização sobre a proibição da maconha e seus efeitos na sociedade. O CinePlanta é mais uma dessas iniciativas e pretende exibir mensalmente, em locais diversos, filmes de curta e longa-metragem sobre a cultura canábica, com debates subsequentes sobre as questões levantadas em cada sessão.


SERVIÇO:
CINEPLANTA apresenta: “Grass”
Data: quinta-feira, 20 de outubro
Horário: 19h
Local: Jardim da UNIRIO – Praia Vermelha (Av. Pasteur, 458 – Urca)
Entrada: Gratuita

Debatedores convidados:
Renato Cinco (sociólogo)
André Barros (advogado)
Nina Tedesco (cineasta)
João Menezes (neuro-cientista)
Orlando Zaccone (delegado da Polícia Civil)

Telefones pra contato:
Adriano Caldas – 7119-3637
Antonio Henrique Campello – 8055-7516

DADOS DO FILME:
Grass
Canadá
1999 • cor • 80 min
Direção: Ron Mann
Roteiro: Solomon Vesta
Elenco original Woody Harrelson (narrador), Harry J. Anslinger, Harry J. Anslinger, Cab Calloway, Jimmy Carter, Chevy Chase, Nancy Davis, Dwight D. Eisenhower, Gerald Ford, Jerry Garcia, Allen Ginsberg, John F. Kennedy, Gene Krupa, Fiorello LaGuardia, Timothy Leary, John Lennon, Gertrude Michael, Robert Mitchum, Richard Nixon, Yoko Ono, Ronald Reagan, John Sinclair
Género: Documentário
Idioma: original inglês

Documentário canadense que relata a política de combate à maconha nos Estados Unidos da América e sua imposição a outras áres do mundo. Aborda os gastos orçamentários do Estado, os movimentos sociais envolvidos, as personalidades políticas que se inseriram neste “combate”.

O documentário possui extenso material retirado de outros filmes, como uma apresentação do baterista Gene Krupa, o relato de John Lennon sobre o uso de entorpecentes, discursos de Ronald Reagan e Dwight D. Eisenhower e demais artistas, intelectuais e pensadores.

O documentário não realiza apologia ao uso do entorpecente, mas discute, em termos gerais, quanto um Estado pode interferir na liberdade de escolha e na liberdade de cada cidadão.


Curta o Planta na Mente e acompanhe nossa luta artística e política contra o preconceito


0 comentários:

Postar um comentário