quarta-feira, 26 de outubro de 2011

República Tcheca entre no mapa da Maconha Medicinal

Fonte: Hempadão


Imagine uma caravana que atravessa os cinco continentes derrubando a proibição das drogas. Velhos conceitos proibicionistas são despejados no ralo após uma vitória acachapante do racionalismo e da ciência. Um sonho, né? Pois essa onda verde está chegando na Republica Tcheca, que já tolera o cultivo de até cinco pés de cannabis para uso pessoal.

Por lá está sendo preparado um projeto de lei para regulamentar a produção e comercialização da maconha para uso medicinal. O modelo proposto pelos tchecos é similar ao adotado na Califórnia, com credenciamento dos pacientes e dos agricultores interessados em oferecer a erva aos dispensários. De negativo é preciso destacar que a proposta ainda impede que o usuário-paciente cultive sua própria cannabis além do limite de cinco pés. E se tudo correr bem o trâmite legislativo deve ser concluído até meados de 2012.

Uma prova que o coro da legalização está cada vez mais forte é que até os mais proibicionistas começam a rever seus antigos e esquizofrênicos conceitos. Pela manhã o Clipadão divulgou uma notícia com o presidente colombiano, Juan Manuel Santos, falando em acabar coma guerra as drogas que tanto sofrimento trouxe ao seu povo.

Como "bom" político, Santos deixou claro que não será o primeiro a levantar essa bandeira e prefere esperar a mobilização de outros países para embarcar nessa onda.“Alguém precisa dar o primeiro passo, e este não serei eu. Trata-se de um problema de segurança nacional. O tráfico de drogas é o que financia a violência e os grupos irregulares no nosso país. Eu seria crucificado se decidisse tomar o primeiro passo”, justifica.

Infelizmente o Brasil carece de líderes do executivo com coragem de defender o fim da guerra às drogas como estratégia para reduzir a violência. No parlamento temos poucas figuras que infelizmente são uma força minoritária perto da tropa conservadora. Mas nada como um banho de conhecimento para mudar a opinião pública, e consequentemente o discurso político. O futuro está do nosso lado!

0 comentários:

Postar um comentário