quinta-feira, 23 de junho de 2011

Debate entre aspas - Globonews - sobre descriminalização do usuário

Muito feliz a idéia do Globonews de debater a descriminalização do usuário de cannabis, convidando o diretor do filme "Quebrando Tabu", que tem como protagonista ou ancora ou ex-presidente Fernando Henrique Carodoso, e o arqui-proibicionista Ronaldo Laranjeira. Entretanto, é preciso chamar atenção para que, embora o jovem diretor de quebrando tabu tenha um grande conhecimento intelectual, colocá-lo ao lado da raposa Laranjeira, não parece muito interessante. Para dialogar do ponto de vista da saúde e política de saúde com Laranjeira, seria mais interessante ter uma pessoa como Elisaldo Carlini, Dartiu Xavier da Silveira ou, do ponto de vista político, o próprio FHC.

As idéias de Laranjeira são muitas vezes distorcidas, a exemplo do seu reiterado exemplo das Cracolandias como "formas de descriminalização", já que o consumo de crack continua criminalizado e o usuário confundido com o traficante pela falta de quantidade estabelecida por lei (assunto que deveria ter sido jogado no colo de Laranjeira). Considerar que o Brasil já descriminalizado (ao contrário de despenalizar) é erro grave e, na verdade, jogo desleal de Laranjeira, uma dos maiores negociantes do sequestro no Brasil (dono de clínicas de "reabilitação" para "viciados").



É preciso continuarmos a discussão. Sobre o exemplo que Laranjeira pede de um local onde a descriminalização diminui o uso, temos que sempre levar em consideração a multiplicidade de usos (portanto, o uso não é único critério de saúde ou falta dela), e levar em conta o aumento global em paises proibicionistas do uso, e, assim pode ser feita a COMPARAÇÃO, como no caso do sucesso da política de Portugal.

Abraços amigos

2 comentários:

fernando disse...

interressante a preocupação do tiozinho com o suposto maleficio da maconha de alto teor de thc e ao mesmo tempo o cara dis que o crack está liberado na cracolandia é só ir lá e fumar. O cara quase fes propaganda.
Sabemos que o thc possui efeitos medicinais, mas os proibicionistas insistem em dizer que a maconha do trafico cheia de produtos toxicos com baixo thc é menos prejudicial que a de melhor qualidade. Eu perguntos esses proibicionistas são cegos mesmo ou querem nos iludir?

Fernando Beserra disse...

Oi Fernando,

Tem toda razão. É absurdo o que Laranjeira falou. Seria comparável a dizer que as bebidas alcoolicas quando eram proibidas eram mais saudaveis porque tinham menos teor alcoolico. Ora, muita gente morreu por essas bebidas, assim como muita gente tem problemas de saúde por conta das merdas misturadas na maconha de péssima qualidade vendida nos "suburbios".

Sobre as substâncias cancerígenas, existe a solução dos vaporizadores, mas isso o falsificador Laranjeiras não dirá..

Minha resposta a pergunta é: os proibicionistas podem até estar cegos, mas não é o caso do Laranjeira, que está lucrando muito com o proibicionismo, assim como estas pessoas que são donas destes verdadeiros cativeiros que são as clínicas de "reabilitação" para dependentes químicos.

Abraços

Postar um comentário