quarta-feira, 25 de maio de 2011

Reportagem tendenciosa em relação a Ayahuasca no Brejo.com

O que seria uma interessante matéria sobre a ayahuasca no site Brejo.com, realizada pelo médico psiquiatra Arthur Guerra, acabou possuindo um título intrigante: "Chá do Santo Daime causa efeitos que podem prejudicar a saúde, diz médico" e, logo abaixo, lê-se no sub-título: "Chá de Ayahuasca pode influenciar o consumo de álcool e de drogas".

No titulo original no site "Corpo e Saúde" na matéria do psiquiatra lê-se "Chá de Ayahuasca pode DIMINUIR o consumo de álcool e de drogas". Interessante, não?

A notícia poderia, a partir de seu título, parecer surpreendente diante dos estudos que relatam a ayahuasca como importante em tratamentos de farmacodependência, além de, no mínimo, ser um assunto ainda sem uma certeza ou consenso na comunidade científica. O próprio médico, ao longo de seu texto, é claro ao dizer, acerca de um estudo citado:

"Os autores concluem que os resultados deste estudo apresentam semelhanças com pesquisas anteriores, as quais não constataram, entre usuários a longo prazo de ayahuasca, evidências de distúrbio e alterações neuropsicológicas, transtornos psiquiátricos e incidência de psicopatologias, problemas tipicamente causados por drogas de abuso. Ademais, sugerem que o chá de ayahuasca possui um baixo potencial para abuso".

Portanto, em primeiro lugar, o título da matéria soa, para quem leu a matéria e não criminaliza de antemão a ayahuasca, ridículo. A base pode ser constatada em dois pontos do textos, a saber:

1 - "O estudo também constatou a remissão do uso de algumas substâncias entre os usuários de ayahuasca, tais como sedativos, cocaína, anfetaminas, opiáceos e solventes, ao longo do tempo".

Entretanto, aqui, o autor cita que "Os resultados revelaram que os grupos de usuários de ayahuasca apresentaram pontuações significativamente menores que seus respectivos grupos-controle em relação ao uso de álcool na vida e no último mês, e também em Escalas Psiquiátricas (as quais indicam possível incidência de problemas psicológicos ou psiquiátricos)".

2 -a minha opinião, é importante ressaltar que isso não significa que a ayahuasca não tem consequências sobre a saúde do usuário – afinal, é uma substância psicoativa que produz efeitos alucionógenos, além de diversos efeitos “colaterais” agudos, como vômito e diarréia, comumente relatados por aqueles que experimentaram esta bebida.

Neste caso, é preciso ressaltar que o autor emite sua "opinião", portanto, não conclusiva e, neste caso, claramente pré-concebida. O fato de o autor citar "consequências sobre a saúde do usuário" relacionado a "alucinações" demarca o ponto de visto ideológico do autor, isto é, o autor ignora as discussões que levam ao entendimento dos fenômenos em questão como "mirações" ou "visões" ao invés de alucinações (termo que tem uma conotação psicopatológica, etnocentrica e negativista). A discussão terminológica é longa e nos já a introduzimos aqui no Enteogenico.

Portanto, é mister considerar que o estudo que serviu de base ao autor do texto está longe de ser "negativo" e a negatividade da visão que dá base ao título reflete a ideologia anti-enteogenica do site - senão do autor - mais do que o estudo citado.



0 comentários:

Postar um comentário